Usuários da corretora NuInvest, braço de investimentos do NuBank, relatam problemas para acompanhar as aplicações feitas por meio da plataforma. Investimentos em renda fixa, renda variável e fundos imobiliários “sumiram” das contas desde sexta (11), dizem usuários nas redes sociais e no site Reclame Aqui. Em resposta aos clientes via redes sociais, a corretora atribui o “bug” a uma oscilação no sistema, o que teria impactado a “visualização de custódia”. De acordo com a corretora, o erro teria sido resolvido ainda no dia 11.
No entanto, ao contrário do que diz a NuInvest, a situação ainda não foi contornada. Usuários denunciam a continuidade do problema no Reclame Aqui, portal de reclamações contra empresas. Relatos nesta plataforma, publicados entre 13 e 15 de março, indicam a permanência do “sumiço” que afeta, em sua maioria, aplicações em Tesouro Direto e fundos imobiliários.
Ativos sumiram das carteiras
Um dos clientes relata que só percebeu a ausência do dinheiro ao precisar acompanhar rendimentos realizados na semana anterior. Segundo o depoimento, os fundos imobiliários VGIP11, URPR11 e os papéis USMI5 e TRPL4 foram os afetados em sua carteira. “Acionei o suporte, que informou instabilidade e que já estava sendo ajustado, porém até o momento não está ajustado e os valores são altos”, detalha a reclamação. “Do valor que eu tinha investido sumiu quase a metade. Quando clico em rentabilidade, consta o valor correto até 10/03/2022. Quando clico em ‘Meus investimentos’, consta o valor reduzido”, aponta outro cliente na plataforma de denúncias.
Outro usuário, no entanto, diz que o problema acabou sendo resolvido. Em conversa com o Valor Econômico, Fernando, cliente do NuInvest desde novembro do ano passado, disse que “sumiram” aplicações em renda fixa e variável. A ausência foi percebida ainda na noite desta segunda-feira (14), momento em que, segundo ele, entrou em contato com a corretora sobre o assunto.
“Ontem (14) tentei o chat, mas estava fora do horário de atendimento. Até agora, não recebi ligação. Oito horas depois, o problema foi resolvido, o valor voltou integralmente.”
O jornal Valor Econômico questionou o Nubank sobre previsão para normalização do serviço e aguarda retorno. A CVM também foi procurada sobre o incidente, mas ainda não houve posicionamento. O g1 também procurou o Nubank, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.