Grupamento de ações (ou inplit)

O grupamento de ações acontece sempre que uma empresa decide unir, ou, como preferem os analistas, condensar suas ações. O objetivo é reduzir a volatilidade dos papéis e os riscos inerentes a eles.

O inplit, grupamento de ações, é o oposto ao split (desdobramento de ações). Ele também é determinado pelo Conselho de Administração da empresa. Na prática, o inplit funciona da seguinte forma: digamos que a empresa optou pela proporção 10/1. Então, o investidor irá dividir a quantidade de ações que tem em carteira daquela empresa por 10. Mas o valor da carteira continua o mesmo.

O desdobramento de ações, também chamado de split, é uma jogada para deixar mais gente interessada nos ativos. Já o grupamento, ou inplit, é uma tentativa de sair da crise e dar a volta por cima. Um é o oposto do outro.

Um jeito fácil de visualizar é imaginar que uma ação é um pedacinho de uma barra de chocolate. Enquanto o split ‘divide’ uma ação em muitas outras, o grupamento de ações ‘junta’ várias em uma só com o intuito de aumentar o preço unitário da ação.

O que o investidor Pessoa Física pode fazer para potencializar os ganhos na Renda Fixa e na Renda Variável?
– Ilustração: Marcelo Andreguetti

Em resumo, o desdobramento de ações acontece sempre que há uma valorização da empresa no mercado e ela decide, então, baratear o preço para atrair novos investidores. Deixa os investidores curiosos e animados.

Mas quando as ações estão em queda, o grupamento surge como uma opção para tentar aumentar o valor do ativo. É uma tentativa de reduzir a volatilidade  dos papéis e os riscos vinculados a eles. Mas é preciso ter atenção.

Por que o grupamento de ações acontece?

Em 2015, a Bolsa de Valores brasileira, a B3, passou a notificar as empresas que têm ações ou units sendo negociadas abaixo de R$ 1 durante 30 pregões consecutivos. Essas empresas devem, portanto, realizar o grupamento de ações. As companhias que descumprirem a regra poderão receber multa ou até mesmo terem suas negociações suspensas.

Os gestores e analistas de mercado fazem um alerta. O inplit não significa uma valorização automática das ações que passaram por este processo. Portanto, se uma cotação vem caindo sistematicamente por uma série de fatores, a chance disso continuar a acontecer mesmo depois do grupamento é grande.


Você também pode gostar
POR
Redação IF 03 dez. 2024, 10:26
Hapvida (HAPV3) vai investir R$ 2 bilhões em expansão de sua rede própria até 2026

A operadora vai erguer dez novos hospitais nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Fortaleza, Recife, Belém e Campo Grande

POR
Aluísio Alves 03 dez. 2024, 07:00
Santander (SANB11): vale a pena investir de olho nos dividendos?

Analistas apostam no papel como uma tese de recuperação, mas cenário de juros altos preocupa com possível aumento da inadimplência

POR
Raphael Coraccini 02 dez. 2024, 18:36
Ambev lidera ganhos no Ibovespa em dia bom para algumas ações de consumo e frigoríficos

Ações em alta: Além da ABEV3, empresas como PETZ3 e MGLU3 também ficaram entre as melhores

POR
Lucas Andrade 02 dez. 2024, 09:46
BB aposta em Vale (VALE3) e JBS (JBSS3) na carteira de dividendos para dezembro

Petrobras (PETR4) e Taesa (TAEE11) também figuram no portfólio do banco focado na distribuição de proventos; confira a lista completa

POR
Daniel Fernandes 02 dez. 2024, 06:00
Semana começa com investidores de olho no pacote fiscal (ainda) e na divulgação do PIB

Confira mais informações sobre o que esperar do mercado nesta segunda-feira. Morning call resume o noticiário para você.

Clique e veja mais