- Home
- Finanças
- Glossário financeiro
- Corretoras de valores
Corretoras de valores
Corretoras de valores fazem parte do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e por isso precisam de autorização prévia do Banco Central (BC). As operações destas são supervisionadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e elas ainda dependem de um registro na B3 para a realização de negócios como a compra e a venda de ações e títulos na Bolsa de Valores.
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) também é uma peça essencial neste quebra-cabeças para identificar se a corretora que chamou a sua atenção está apta e é segura para efetuar suas transações.
Por onde começar com corretoras de valores?
Não existe no Brasil a possibilidade de uma pessoa física comprar diretamente títulos do governo ou ações de empresas na Bolsa de Valores, para ficar em dois dos investimentos mais tradicionais.
Com o aquecimento do mercado, houve um aumento da competição entre as corretoras de valores, o que envolve cobrança de taxas menores, consultoria, cursos com profissionais renomados, eventos fechados com nomes de peso do mercado financeiro, além de análises dos ativos e até uma gestão exclusiva da carteira do cliente.
Portabilidade: você é dono do seu dinheiro
E se você quiser mudar de corretora? Com a portabilidade, o cliente pode transferir a custódia dos ativos quando não estiver mais satisfeito com os serviços ou por outro motivo qualquer. Lembre-se: você é o dono do seu dinheiro. As corretoras de valores apenas realizam as suas ordens. Então, você não vai precisar se desfazer de ações ou outros ativos e ter que repetir todo o processo para fazer a mudança da casa. Nem mesmo pagar imposto de renda ou taxas de corretagem, já que não há resgate. O ideal é que o site das corretoras apresente o passo a passo bem transparente para que possam fazer a migração da forma menos burocrática possível.
A operadora vai erguer dez novos hospitais nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Fortaleza, Recife, Belém e Campo Grande
Varejista vendeu R$ 1,2 bilhão em produtos na data
Carteira do banco para dezembro ainda tem Inter e SLC entre as novidades
Analistas apostam no papel como uma tese de recuperação, mas cenário de juros altos preocupa com possível aumento da inadimplência
Confira o que esperar do evento que a mineradora realiza com investidores
Bolsa de valores hoje: veja como se comportaram o Ibovespa e o dólar nesta segunda-feira (2) e o que movimentou os ativos
Ações em alta: Além da ABEV3, empresas como PETZ3 e MGLU3 também ficaram entre as melhores
Confira os papéis indicados pelos especialistas do mercado financeiro para ter na carteira agora
A percepção da XP aponta uma perspectiva 'pouco inspiradora' para o preço da commodity para 2025.
Petrobras (PETR4) e Taesa (TAEE11) também figuram no portfólio do banco focado na distribuição de proventos; confira a lista completa
Confira mais informações sobre o que esperar do mercado nesta segunda-feira. Morning call resume o noticiário para você.