Bear market e bull market
Bear market, ou mercado do urso, é uma tendência de baixa de um ativo ou de um conjunto de ativos, em um contexto de pessimismo econômico. Bull market, ou mercado do touro, é o movimento oposto: um longo período de alta em um momento de otimismo com a economia.
Uma das métricas usadas para determinar um bear market é a queda de mais de 20% no preço do ativo ou na pontuação do índice em questão em relação à máxima recente. O bear market é diferente de uma correção do mercado, que é uma queda de ao menos 10% no preço de um ativo, dado que a correção tende a ser superada em um período menor de tempo do que o bear market e não representa uma inversão de tendência. Além disso, o bear market geralmente tem um contexto macroeconômico negativo, de recessão e alta no desemprego. Este sentimento de mercado foi nomeado de urso por um motivo inusitado. Ursos geralmente atacam suas presas de cima para baixo, jogando-a o chão. No mercado do urso, o ativo que está em alta cai para um território de baixa, em um movimento semelhante, de cima para baixo.
Já o bull market tem este nome porque o touro costuma atacar de baixo para cima, jogando a vítima ao alto. Ele é caracterizado por um longo período de alta em um momento de otimismo, geralmente após o ativo ou o índice registrar uma alta de mais de 20% em relação à mínima recente.
Bullish e bearish
As expressões bear market e bull market geram derivados como bearish, para quando o sentimento de mercado é negativo, com expectativas de queda. Já bullish é sinônimo de otimismo e expectativa de alta de preços.
Quanto tempo dura o bear market
O bear market não tem hora para ir embora, podendo durar meses ou anos. Ele acaba quando o ativo ou o índice de referência recupera a perda de mais de 20%.
O bear market mais recente no Brasil aconteceu por efeito da pandemia de Covid-19, em 9 março de 2020, quando o Ibovespa caiu mais de 27% em relação ao seu pico de janeiro de 2020. O índice se recuperou no fim do mesmo mês e, em seguida, registrou altas mensais de abril a julho daquele ano.
O mesmo acontece com o bull market, que não tem uma duração determinada. O último bull market local foi entre novembro de 2020 e janeiro de 2021, período no qual o Ibovespa acumulou alta de 33%.
Como tudo começou
Além dos movimentos do touro e do urso serem relacionadas ao sobe e desce do mercado, a expressão bear market também remonta a um ditado popular: “Don’t sell the skin till you have caught the bear”, que, na tradução fica assim: “não venda a pele até que tenha pego o urso”.
Este ditado era utilizado para advertir investidores sobre a venda a descoberto, uma operação arriscada na qual se vende um ativo que não se tem de fato na carteira. Caso o preço do ativo caia, a operação é um sucesso. Então, resta ao investidor que faz a venda a descoberto torcer para a queda do ativo.
Com o tempo, a pele de urso passou a ser relacionada não só à queda na venda a descoberto, mas a quedas no geral. Documentos apontam o uso do termo bear market para descrever os movimentos de mercado desde o século 18.
O bull market veio em oposição à expressão bear market. Especula-se que o touro tenha sido escolhido pelas tradicionais apostas em touradas.
Glossário
Bolsa de Valores
Conheça os termos mais importantes para enriquecer a sua Inteligência Financeira
Blue chips (ou large caps) são empresas listadas na Bolsa de Valores e que têm valor de mercado acima de R$ 40 bilhões.…
Leia MaisTambém conhecida como aquisição hostil, a oferta hostil acontece quando uma empresa ou um grande investidor toma o controle de uma companhia listada em Bolsa, comprando suas ações.…
Leia MaisAcionista é o investidor pessoa física ou jurídica que tem uma ou mais ações – ou até frações - de uma empresa.…
Leia MaisA B3, sigla para ‘Brasil, Bolsa e Balcão’, é a Bolsa de Valores do Brasil, que está sediada em São Paulo.…
Leia MaisBerkshire Hathaway é uma holding com sede em Nebraska (EUA), que está sob comando de Warren Buffett.…
Leia MaisVocê também pode gostar 🔽
Investidores monitoram de perto os riscos fiscais e políticos
Aqui e lá fora, o foco está nas ações defensivas
No Brasil, atenções estão no risco fiscal e na mudança de gestão na Petrobras
O dólar inicia a semana mais fraco no mercado internacional, de olho nos proximos movimentos do banco central dos EUA
A resposta está na utilidade do criptoativo
Nome de Caio Paes de Andrade será analisado hoje pelo Conselho de Administração da estatal
Medidas em debate para mitigar alta dos combustíveis geram desconfiança entre investidores
Executivo vê cotação do barril alta por mais tempo, o que favorece produção, mas diz que a saída não é ‘mudar arcabouços legais por razões transitórias’
Aprovação do currículo do executivo não foi unânime, mostra ata
Estrategista-chefe da Empiricus se inspirou na obra do megainvestidor Ray Dalio
Temor com recessão cresce após aperto monetário sincronizado para controlar inflação alta