- Home
- Finanças
- Glossário financeiro
- Estagflação
Estagflação
Um cenário de estagflação é difícil de ser revertido, já que quando a economia desacelera, o emprego fica escasso, enquanto o custo de vida sobe. Ou seja, as pessoas ficam desempregadas, os preços em geral, como nos supermercados, postos de combustível e farmácias, só crescem e a produção do país se deteriora.
Difícil de acontecer
A estagflação não é um cenário comum, já que a tendência é que o desemprego e a inflação caminhem em direções opostas. Ou seja, se o desemprego cai, a inflação sobe, e vice-versa. Quando um país produz muitos postos de trabalho, as pessoas começam a ganhar e consumir mais. Isso faz com que os preços subam – aí está a inflação. Os governos adotam medidas para conter a alta dos preços, como o aumento dos juros. Acontece que essas medidas reduzem a oferta de emprego.
Um fator que ajuda na construção do cenário de estagflação é a desvalorização rápida da moeda local. No Brasil, quando o dólar está nas alturas as empresas podem aumentar a lucratividade exportando mais. Isso causa um desabastecimento por aqui e faz com que os preços subam sem que a economia esteja aquecida.
Origem e exemplos famosos de estagflação
O político britânico Iain Macleod foi o primeiro a usar o termo stagflation (stagnation + inflation). Ele discursava sobre o cenário econômico do Reino Unido em 1965 quando uniu as duas palavras. Apesar do termo ter sido usado somente na década de 1960, a estagflação já havia dado as caras antes disso.
Depois da derrota na Primeira Guerra, em 1918, a Alemanha comprometeu sua economia para pagar os empréstimos que tomou para bancar a infraestrutura militar. Os alemães imprimiram dinheiro em grande quantidade, o que fez 1 dólar valer 4,2 milhões de marcos alemães. Ao mesmo tempo, parte da população do país passou a viver na miséria em meio ao grande desemprego que atingiu a economia alemã.
Na década de 1970, Estados Unidos e Reino Unido passaram pela estagflação com o choque do petróleo, quando países árabes suspenderam a exportação de petróleo aos EUA para retaliar a decisão dos norte-americanos de apoiar militarmente Israel.
Segundo futuro presidente do Banco Central, as reservas e o câmbio flutuante são ferramentas robustas para enfrentar desafios na economia
Relatório também indica taxa Selic mais alta nos próximos anos
Motivação para tarifas de importação pode estar além da proteção ao mercado local; confira entrevista com especialista norte-americano
Especialista afirma que pacote de corte de gastos é tímido e discussão sobre Imposto de Renda é precipitada
Economistas alertam sobre como uma possível nova onda de fechamento das economias pode pressionar ainda mais a inflação
BC americano baixou os juros em 0,25 ponto percentual, para uma faixa entre 4,5% e 4,75%, na última decisão de política monetária
Banco cita quadro inflacionário desafiador
Taxa no mês ficou em 0,62%, acima da leitura de outubro (0,54%) e das projeções do mercado financeiro (0,48%)
Entre as novidades do novo relatório, mercado parou de piorar o cenário para a inflação em 2024
Dados do mercado de trabalho no Brasil também estão entre os destaques na agenda do investidor
Banco piorou as perspectivas para o IPCA e para a taxa básica de juros