Investir em dólar: veja 5 formas de ganhar na moeda estrangeira

Colocar parte do seu dinheiro nesta estratégia de investimento é uma forma de proteger seu patrimônio; saiba como

Recebo muito essa pergunta: “Gabriel, como consigo proteger meu patrimônio com tantas instabilidades na economia brasileira?”. Uma forma de fazer isso é colocar parte da sua reserva em investimentos em dólar.

Afinal quase todos os itens do nosso dia a dia, do iPhone ao arroz e feijão, sofrem oscilações no preço por conta da força da moeda estrangeira nas cadeias de produção.

Mas já aviso aqui logo de início: todos os produtos que eu vou falar abaixo são para investidores com o perfil arrojado/agressivo. Se você é conservador ou moderado, melhor optar por outros produtos na renda fixa, que também vão te proteger da inflação.

Isso porque o dólar tem flutuação diária, o que impacta diretamente no preço dos ativos. Se ele valorizar: ótimo, mais dinheiro na conta. Mas se ele desvalorizar, você perde um pedaço da sua grana. É bom sempre ficar atento e estudar o mercado!

Fundos Cambiais

A primeira forma de investir em dólar é através dos fundos cambiais. Pois eles são fundos de investimentos que investem em moedas estrangeiras, com liquidez diária.

Para ser bem-sucedido, você precisa ter olho vivo no mercado, criar um estratégia alinhada aos seus objetivos, e acertar o timing do investimento. Não é fácil. Mas é bastante possível.

Fundos de Investimentos

A segunda também é através de fundos de investimentos. Mas agora pensando no que aplicam diretamente os seus recursos no exterior. Desta forma, eles conseguem atrelar sua rentabilidade ao dólar.

A comodidade desse tipo de investimento está no fato de que os fundos são administrados por uma série de profissionais, como gestores , administradores, auditores e distribuidores. Mas fique bem atento às taxas de administração e performance, que podem comer os seus ganhos.

BDRs

A terceira maneira de investir em dólar é através dos BDRs. Empresas em outros países emitem esses certificados de ações. E a B3, nossa bolsa brasileira, faz a negociação. Isso tira do investidor a obrigação de abrir conta em corretora de outro país.

Ele é negociado em reais da mesma maneira que as ações, e está sujeito à mesma cobrança de Imposto de Renda: 15% sobre o lucro, ou 20% em caso de operações de day trade.  

Os BDRs mais negociados na B3 são Tesla, Mercado Livre, Apple, Amazon, Microsoft, Alibaba, Facebook, Alphabet, Moderna e Walt Disney. A B3 deixa disponível uma lista com todos os BDRs listados.

ETFs Internacionais

A quarta forma de investir em dólar são os ETFs internacionais. Decerto, eles funcionam como uma cesta de ações, sempre seguindo algum índice como referência. Por exemplo, o IVVB11 investe nas 500 maiores empresas dos Estados Unidos, o S&P500.

Uma das suas vantagens é o custo menor do que outros tipos de fundos, que cobram taxas de administração e performance, e a facilidade de comprar e vender as cotas. Você só precisa solicitar a uma corretora de valores , que sempre é a intermediária entre o investidor e a Bolsa. É uma forma de diversificar a carteira sem muito esforço.

Mercado Futuro

A ultima maneira de investir em dólar é através do mercado futuro, um tipo de derivativo. Mas atenção: este é um ambiente só para investidores avançados, já que é um instrumento de alto risco e extremamente volátil. Aqui, você pode negociar contratos de compra ou venda de ativos em uma data futura, com oscilação diária, apostando na queda ou valorização.

Lembrando que todos esses ativos tem riscos e esta não é uma recomendação de compra. Veja se eles fazem sentido na sua estratégia de carteira e objetivos, certo?

Este artigo reflete as opiniões do autor, e não da Inteligência Financeira. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.