Derivativos

Derivativo é, como o próprio nome nos faz lembrar, um ativo que deriva de outro via um contrato padrão de negociação

Os derivativos são instrumentos de alto risco que podem ser usados no endividamento de empresas para aumentar o lucro, fazer hedge (proteção) ou para especulação.  

Nos derivativos, os investidores não negociam o ativo referenciado em si, mas um contrato referente a ele. Este contrato pode ser uma opção de venda ou compra de ações, ou um swap cambial, por exemplo. 

Todos os derivativos são padronizados, ou seja: os compradores adquirem o mesmo tipo de contrato, sem possibilidade de negociação. Assim, quantidade, qualidade, prazo de liquidação e cotação são previamente conhecidos.

Opções com papéis da Vale e da Petro
– Ilustração: Marcelo Andreguetti

Tipos de derivativos

Os derivativos são divididos em quatro categorias. São elas: 

  • Mercado a termo 
  • Mercado futuro 
  • Opções 
  • Swaps  

O mercado a termo é o mais simples. Ele consiste em contratos de compra ou venda, com tudo determinado: quantidade, qualidade, prazo e condições para a liquidação. 

O mercado futuro é semelhante ao mercado a termo. A diferença é que o preço do contrato de compra e venda oscila diariamente. 

No mercado de opções o que se negocia é a opção de comprar e vender um ativo, e que não precisa necessariamente ser efetuada. 

Já os swaps são contratos de troca. Com eles, geralmente, se trocam os rendimentos de dois ativos distintos. Os mais comuns são os swaps cambiais, utilizados com frequência pelo Banco Central, em que se troca a variação do câmbio por uma taxa de juros. Há também o CDS, conhecido como risco-país, que é uma troca de risco de calote pelo recebimento de juros periódicos. 

Opções de ações 

Opções de ações ou opções sobre ações são derivativos que garantem o direito de compra ou venda de uma ação em uma data futura por um preço acertado. A opção de compra é chamada de call e a opção de venda, de put. 

Este tipo de instrumento financeiro foi criado para diminuir os riscos do mercado de ações, porque oferecem uma proteção à oscilação de preços. 

As opções de compra (call) geralmente são adquiridas quando o investidor vê uma possibilidade de valorização, mas não tem o dinheiro para comprá-lo no momento.  

Caso o invetidor aposte na queda do papel, é possível lucrar com a desvalorização adquirindo opções de venda (put). Caso a queda projetada se concretize, o investidor adquire a ação desvalorizada e a vende a um preço maior, preestabelecido. 

Além da opção de compra e venda, também é possível operar opções como lançador. Lançador é a pessoa que efetua a venda ou compra do papel para o comprador da opção, sendo recompensado com o prêmio sobre as opções, que é o custo que o comprador de opções tem com a operação. 

Como tudo começou 

Segundo estudiosos, os derivativos são tão antigos quanto a escrita. Historiadores identificaram exemplos de contratos derivativos na Mesopotâmia em escrita cuneiforme.  

Um dos derivativos mais antigos é do século 19 a.C. e diz respeito a uma entrega futura de madeira. Outro, do século 18 a.C., envolvia o empréstimo de uma certa quantidade de sementes de cevada que teriam que ser devolvidas na colheita. 

Os derivativos seguiram sendo utilizados, geralmente combinados a um empréstimo, em todas as civilizações, com registros destes contratos no Egito, em Roma, no Império Bizantino, entre outros. 

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto B2B

B2B é o modelo em que uma empresa faz negócio com outras empresas.…

Leia Mais Ir para: B2B
Direto ao Ponto Direito de subscrição

Direito de subscrição é a preferência dada ao acionista para adquirir mais ações, quando uma empresa decide fazer uma nova captação (follow on).…

Leia Mais Ir para: Direito de subscrição
Direto ao Ponto Day trade

Day trade é comprar e vender ações várias vezes em um mesmo dia de negociação da bolsa de valores.…

Leia Mais Ir para: Day trade
Direto ao Ponto Fundo Garantidor de Créditos (FGC)

O FGC funciona como um muro de contenção para o sistema bancário como um todo, limitando um efeito dominó que poderia ser gerado no caso de quebra de um dos integrantes.…

Leia Mais Ir para: Fundo Garantidor de Créditos (FGC)
Direto ao Ponto Desdobramento de ações (ou split)

Desdobramento de ações (ou split) acontece quando uma empresa divide suas ações. O investidor que já tem as ações em carteira continua com o mesmo volume em dinhiero, mas com uma maior quantidade de ações.…

Leia Mais Ir para: Desdobramento de ações (ou split)
Direto ao Ponto Selic

É a taxa básica de juros da economia e é por ela que o Banco Central controla a inflação. A Selic influencia os juros que são cobrados em empréstimos e financiamentos - e ela ainda baliza os investimentos.…

Leia Mais Ir para: Selic

Você também pode gostar
Raphael Coraccini Publicado em 18.abr.2024 às 10h32
Ibovespa perde força e dólar sobe a R$ 5,26 com juros longos avançando nos Estados Unidos

Bolsa de valores hoje: Como se comportam Ibovespa e dólar nesta quinta (18), após movimentações intensas nos últimos dias

Redação IF Publicado em 18.abr.2024 às 09h59
Petrobras (PETR4) assina protocolo de intenções com chinesa de olho em energias renováveis e transição energética

Parceria também prevê a avaliação de potenciais acordos comerciais nas áreas de exploração de petróleo e produção de fertilizantes a partir de gás natural

Redação IF Publicado em 18.abr.2024 às 07h54
Brasil-Chile: Latam amplia voos em mais de 30% entre maio e julho

Ampliação busca atender a demanda aquecida de viagens para o Chile, segundo a diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, Aline Mafra

Lucas Andrade Publicado em 18.abr.2024 às 06h30
Lojas Renner (LREN3), C&A (CEAB3) ou Guararapes (GUAR3)? Itaú BBA diz qual é a ação preferida do momento

Banco aponta melhores tendências de crédito e perspectivas positivas para as varejistas de média renda no primeiro trimestre

Pedro Knoth Publicado em 17.abr.2024 às 20h18
Raia Drogasil (RADL3) anuncia dividendo extra de R$ 84 milhões; veja o valor por ação

Apenas acionistas que seguraram o papel até esta quarta-feira (17) têm direito a receber o próximo dividendo da Raia Drogasil

Pedro Knoth Publicado em 17.abr.2024 às 19h08
Ações em alta: CSN Mineração (CMIN3) sobe 5% com minério; Marfrig (MRFG3) despenca 6%

Mineradora lidera bloco de ações em alta e sobe junto a Totvs (TOTS3) e Locaweb (LWSA3); Marfrig (MRFG3) despenca 6% e BRF (BRFS3) cai 4%

Raphael Coraccini Publicado em 17.abr.2024 às 13h02
Vale (VALE3): com vendas acima do esperado, mercado aumenta aposta na mineradora

Vendas de minério de ferro da Vale alcançaram 63,8 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 15% ano contra ano

Isabella Carvalho Publicado em 17.abr.2024 às 12h26
É possível comprar ações da Petrobras, e blindar o investimento de questões políticas?

Entenda o impacto do governo nas ações da estatal e como reduzir riscos

Pedro Knoth Publicado em 17.abr.2024 às 11h02
Dez small caps com potencial de pagar bons dividendos em 2024

Analistas apontam algumas small caps que podem pagar dividendos acima da média de 12 meses em 2024, como Tegma (TGMA3), Lavvi (LAVV3) e mais

Pedro Knoth Publicado em 17.abr.2024 às 10h36
Ibovespa vira para negativo e cai pela sexta queda seguida

Altas de Petrobras (PETR3;PETR4) e Vale (VALE3) ajudaram bolsa de valores, mas falas de Campos Neto e setor externo pesaram contra Ibovespa hoje

Clique e veja mais

Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Continue acompanhando a gente aqui no nosso site, pelo seu e-mail e nas nossas redes sociais. Informação é investimento!

A partir de agora, enviaremos a você as últimas notícias e análises para orientar seus investimentos com inteligência. Não esqueça de checar se nossa mensagem de boas vindas caiu na sua caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira a mensagem para a sua caixa de "Entrada". Obrigada!
Caso ainda não esteja recebendo nossas mensagens, cheque sua caixa de spam e permita o recebimento dos emails da Inteligência Financeira.

Verifique se o e-mail com o vídeo caiu na caixa de "Spam" ou "Promoções". Se isso acontecer, transfira essa mensagem para a sua caixa de "Entrada".

< Voltar ao site