CDI

CDI é benchmark para grande parte dos investimentos de renda fixa e ainda serve como termômetro para as aplicações; saiba como ele funciona

CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um título emitido por bancos para captar recursos de outras instituições financeiras com prazo de um dia útil. Assim, ele é definido pela taxa DI , que é uma média das operações realizadas entre bancos e que acompanha a Selic . Mas há um desconto de 0,10 ponto percentual. O que chamamos de CDI, é, na verdade a taxa DI praticada entre bancos.

Então, o CDI nasceu na década de 1980 para ampliar a liquidez  de bancos. Ele funciona como um CDB , só que na outra ponta do empréstimo para um banco está outro banco. A média da taxa destes empréstimos é a taxa DI que conhecemos como CDI e usamos como parâmetros para os investimentos. 

Por regras do sistema financeiro nacional, os bancos precisam terminar o dia com um saldo positivo de transações.

Dessa forma, caso o saldo das operações seja negativo, as instituições emitem CDIs para captar nos bancos que têm um caixa positivo o valor necessário e fechar o caixa de forma simples. No dia útil seguinte, há a compensação com o empréstimo corrigido pela taxa DI. 

O que você deve saber sobre o CDI

1. Investimentos 

Entre os principais investimentos que acompanham a rentabilidade do CDI estão o CDB , a LC (Letra de Câmbio) , o LCA e o LCI (Letra de Crédito Imobiliário). 

2. Como calcular 

O valor do título corresponde a uma taxa de juros (taxa DI), que muda de acordo com a Selic . Este juro, por sua vez, tem seu valor determinado pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central).  O comitê se reúne a cada 45 dias para definir a Selic. Nesta reunião, a taxa pode ser mantida, ampliada ou reduzida, de acordo com as necessidades econômicas do país. 

A partir da Selic, é possível calcular o valor diário, mensal e anual do CDI. A taxa de DI atualizada (0,10 ponto percentual abaixo da Selic) pode ser consultada no site da B3, expresso no seu valor anual. Por exemplo, quando a Selic está a 5,25% ao ano, a taxa DI está a 5,15% ao ano, assim como o CDI. 

O CDI mensal corresponde à média das taxas diárias do DI no mês. Para calcular o CDI mensal também é possível dividir a taxa anual pelos 12 meses do ano. 

3. Quanto rende um investimento atrelado ao CDI? 

Para calcular o rendimento de um produto atrelado ao CDI basta multiplicar o percentual utilizado pela taxa DI.

Por exemplo, um CDB que rende 110% do CDI rende 110% da taxa DI, que em agosto de 2021 estava 5,15%. Ou seja, este CDB rende 5,66%. 

Consulte outras informações sobre CDI:

Quanto rendem 102% do CDI hoje?

O investimento em questão irá render 100% da taxa praticada entre os bancos, somada de uma quantia a mais – nesse caso, 2%. Esse rendimento, então, irá permanecer na conta do investidor enquanto o dinheiro continuar aplicado.
Veja o cálculo: 1 + porcentagem além (ou abaixo) de 100% do CDI multiplicado pelo valor da taxa DI hoje.
Ou seja: 1,02 × 10,40 = 10,608% ao ano. Saiba mais sobre quanto rendem 102% do CDI hoje.


Você também pode gostar
POR
Aluísio Alves 16 set. 2024, 14:00
Voo de galinha? PIB do Brasil acelera neste ano, mas esfria em 2025, prevê BofA

Maiores gastos do governo, desemprego baixo e aceleração do crédito ajudam a explicar o PIB maior neste ano, avaliam economistas

POR
Lucas Andrade 16 set. 2024, 10:33
Itaú BBA aposta nos dividendos acima da média e agora recomenda compra de PETR4

Banco subiu preço-alvo para as ações da Petrobras, com potencial valorização acima de 30%

POR
André Franco 14 set. 2024, 06:00
Bitcoin (BTC) toma impulso para seguir com alta em 2024

A expectativa de corte de juros pelo banco central dos EUA e o apetite dos investidores pelo bitcoin sugerem um forte movimento de alta no último trimestre do ano

4 min.
POR
Redação IF 13 set. 2024, 12:29
Febraban pede que governo repense proposta de aumento da CSLL e JCP

Governo estima arrecadar R$ 20,94 bi em 2025 caso Congresso aprove o projeto de lei que aumenta a alíquota da CSLL e do JCP

Clique e veja mais