Open finance
Qual é a diferença entre o open finance e open banking?
O open finance está sendo apontado pelo mercado financeiro como uma evolução do open banking. Enquanto o open banking é o compartilhamento de dados e serviços bancários, o open finance opera de uma forma mais ampla e inclui grande parte do sistema financeiro nacional, como cooperativas de crédito e corretoras de valores. Veja detalhes do open banking aqui.
Para que foi criado o open finance?
A lógica do open finance segue a mesma da do open banking: estimular a concorrência no sistema financeiro e, com isso, baratear os custos para você. Então, você pode receber ofertas de tarifas bancárias ou até aumento de limite no cartão de crédito, opções de investimentos, comparar rentabilidades de previdência privada, ter acesso a financiamentos mais baratos, enfim, tudo em apenas um aplicativo.
Ambos sistemas dependem do seu OK final para prosseguir com o compartilhamento dos seus dados. Então, é você quem escolhe quando, com quais instituições e por quanto tempo vai disponibilizar suas informações com bancos e afins, todos regulados pelo Banco Central. O mercado como um todo está vendo essa mudança como uma boa alternativa para você, que se torna de fato dono dos seus próprios dados.
Tudo está nas suas mãos
Como não poderia deixar de ser diferente, você não tem custo nenhum para fazer parte do open finance nem do open banking. É tudo de graça. E claro: você pode proibir o compartilhamento das suas informações a qualquer momento. O BC garante a sua autonomia em todo o processo, e fiscaliza as instituições por ele reguladas.
O open finance é seguro?
Sim. E é bom você saber que todo o sistema, tanto do open finance quanto do open banking, está configurado dentro dos padrões da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o que garante a segurança das transações.
Como fazer parte?
Se você achar que vale a pena ter seus dados compartilhados e analisados pelas instituições financeiras, você deve informar ao seu banco que você está de acordo com o novo sistema. Depois disso, a instituição entra em contato com você, reforça a necessidade do seu consentimento para poder compartilhar seus dados e para que você possa receber propostas de serviços e produtos financeiros da concorrência.
Fique atento: tudo isso tem que acontecer no ambiente da instituição financeira, ou seja, pelo site oficial do banco, ou pelo aplicativo da instituição.