O que é uma reserva de emergência?

Tenha uma reserva de emergência, porque sempre pode dar ruim. Senão, pode dar ainda pior.  

Pode parecer papo de coach, mas é importante ter uma reserva de emergência. Visto que imprevistos acontecem e tomar sustos com grana é desagradável. Para não dizer outra coisa.  

Por exemplo: quem é que poderia imaginar que a gente viveria uma pandemia de mais de dois anos? Vários setores da economia sofreram com isso, como o pessoal da música. Por causa disso, de repente, os shows, eventos, casamentos, enfim, tudo parou. E a gente não tinha ideia de quando voltaria ao normal. Contudo, quem tinha uma reserva de emergência, sofreu um pouco menos. Quem não tinha, ai ai ai.   

Mas ela não é útil só em caso de catástrofes mundiais. Aliás, qualquer um pode bater o carro, certo? Ou pode aparecer de surpresa um vazamento. E quem nunca derrubou o celular na privada?  

Então, amigos, a lição desse episódio é: tenha uma reserva de emergência, porque sempre pode dar ruim. Senão, pode dar ainda pior.  

Veja mais conteúdos da Inteligência Financeira:

Dicas para sua reserva de emergência

Todo mundo precisa ter uma reserva de emergência, e criar uma nada mais é do que guardar dinheiro para ter de onde tirar se rolar um imprevisto.

Para começar: se esse dinheiro é a garantia de tranquilidade, não corra riscos. Fique perto da segurança, longe da volatilidade e garanta liquidez. Com uma emergência você precisará do dinheiro pra já, não dá pra esperar.

Como montar uma reserva de emergência rapidamente?

Muito se fala dela, mas para quem ainda não tem esse colchão de segurança, será que é possível montar uma reserva rapidamente? Para sobre esse assunto, Anne Dias, editora da IF, conversa com Sigrid Guimarães, sócia-fundadora e CEO da Alocc Gestão Patrimonial, e especialista em finanças pessoais.

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Minoritários

Acionista minoritário é aquele que tem menos de 50% das ações de uma empresa.…

Leia Mais Ir para: Minoritários
Direto ao Ponto CDI

CDI é benchmark para grande parte dos investimentos de renda fixa e ainda serve como termômetro para as aplicações; saiba como ele funciona…

Leia Mais Ir para: CDI
Direto ao Ponto Unit

Units são valores mobiliários de diferentes classes negociados como uma unidade. A composição mais comum no mercado brasileiro é a junção de uma ação ordinária com algumas preferenciais, como é o caso da unit do BTG (uma ação ordinária e duas ações preferenciais). Também há a combinação de ações e bônus de subscrição, por exemplo.…

Leia Mais Ir para: Unit
Direto ao Ponto NFTs

NFTs (tokens não fungíveis) são certificados de propriedade de um ativo que não pode ser substituído nem compartilhado.…

Leia Mais Ir para: NFTs
Direto ao Ponto Fundo Garantidor de Créditos (FGC)

O FGC funciona como um muro de contenção para o sistema bancário como um todo, limitando um efeito dominó que poderia ser gerado no caso de quebra de um dos integrantes.…

Leia Mais Ir para: Fundo Garantidor de Créditos (FGC)
Direto ao Ponto Bear market e bull market

Bear market, ou mercado do urso, é uma tendência de baixa de um ativo ou de um conjunto de ativos, em um contexto de pessimismo econômico. Bull market, ou mercado do touro, é o movimento oposto: um longo período de alta em um momento de otimismo com a economia. …

Leia Mais Ir para: Bear market e bull market

Você também pode gostar
Anne Dias Publicado em 08.jun.2024 às 09h26
Petisco Brazuca: casal brasileiro empreende em Nova York e hoje fatura US$ 2,5 milhões

Ricardo Rosa e Vanessa Oliveira saem de uma cozinha de menos de 10 metros quadrados para 4 lojas, uma fábrica e 20 funcionários em NYC

Visão de Líder Publicado em 25.maio.2024 às 10h00
Speedo quer avançar fora das piscinas: ‘Vamos dobrar de tamanho até 2027’, diz o CEO Roberto Jalonetsky 

Há 12 anos à frente da líder em esportes aquáticos, executivo fala sobre estilo de liderança e como a empresa está se reinventando para crescer

5 min.
José Eduardo Costa Publicado em 17.maio.2024 às 07h00
Os planos de Ivan Monteiro na Eletrobras (ELET3) para continuar pagando dividendos bilionários

Em entrevista à Inteligência Financeira, o CEO Ivan Monteiro fala das transformações que vem promovendo na empresa com foco em eficiência e rentabilidade

Visão de Líder Publicado em 25.abr.2024 às 12h27
‘Meu desafio é acelerar o crescimento da Microsoft no Brasil’, diz Tania Cosentino

Com 40 anos de carreira, CEO da Microsoft no Brasil fala dos desafios da liderança, de suas vulnerabilidades e do papel da inteligência artificial. Sua ambição? Fazer a companhia crescer ainda mais

12 min.
Clique e veja mais