Grupamento de ações (ou inplit)

O grupamento de ações acontece sempre que uma empresa decide unir, ou, como preferem os analistas, condensar suas ações. O objetivo é reduzir a volatilidade dos papéis e os riscos inerentes a eles.

O inplit, grupamento de ações, é o oposto ao split (desdobramento de ações). Ele também é determinado pelo Conselho de Administração da empresa. Na prática, o inplit funciona da seguinte forma: digamos que a empresa optou pela proporção 10/1. Então, o investidor irá dividir a quantidade de ações que tem em carteira daquela empresa por 10. Mas o valor da carteira continua o mesmo.

O desdobramento de ações, também chamado de split, é uma jogada para deixar mais gente interessada nos ativos. Já o grupamento, ou inplit, é uma tentativa de sair da crise e dar a volta por cima. Um é o oposto do outro.

Um jeito fácil de visualizar é imaginar que uma ação é um pedacinho de uma barra de chocolate. Enquanto o split ‘divide’ uma ação em muitas outras, o grupamento de ações ‘junta’ várias em uma só com o intuito de aumentar o preço unitário da ação.

O que o investidor Pessoa Física pode fazer para potencializar os ganhos na Renda Fixa e na Renda Variável?
– Ilustração: Marcelo Andreguetti

Em resumo, o desdobramento de ações acontece sempre que há uma valorização da empresa no mercado e ela decide, então, baratear o preço para atrair novos investidores. Deixa os investidores curiosos e animados.

Mas quando as ações estão em queda, o grupamento surge como uma opção para tentar aumentar o valor do ativo. É uma tentativa de reduzir a volatilidade  dos papéis e os riscos vinculados a eles. Mas é preciso ter atenção.

Por que o grupamento de ações acontece?

Em 2015, a Bolsa de Valores brasileira, a B3, passou a notificar as empresas que têm ações ou units sendo negociadas abaixo de R$ 1 durante 30 pregões consecutivos. Essas empresas devem, portanto, realizar o grupamento de ações. As companhias que descumprirem a regra poderão receber multa ou até mesmo terem suas negociações suspensas.

Os gestores e analistas de mercado fazem um alerta. O inplit não significa uma valorização automática das ações que passaram por este processo. Portanto, se uma cotação vem caindo sistematicamente por uma série de fatores, a chance disso continuar a acontecer mesmo depois do grupamento é grande.


Você também pode gostar
POR
Redação IF 27 jan. 2025, 18:40

Na disputa entre Trump e o presidente Gustavo Petro, perdeu o peso colombiano

Crise entre Trump e presidente colombiano afeta peso e risco país em momento de desconfiança com política econômica da Colômbia

POR
Redação IF 27 jan. 2025, 15:03

O que esperar do reajuste anual de medicamentos?

Itaú BBA, Citi e Goldman Sachs avaliam qual deve ser o percentual de aumento dos remédios em 2025

3 min.
POR
Redação IF 27 jan. 2025, 14:26

Apple x Nvidia: efeito DeepSeek mexe na briga pelo posto de empresa mais valiosa do mundo

Competição era afetada pelo anúncio de que a plataforma de inteligência artificial chinesa pode ter encontrado uma maneira de criar modelos avançados com custos bem menores do que as rivais americanas

POR
Aluísio Alves 27 jan. 2025, 07:45

Ações da semana: B3 (B3SA3) e Direcional (DIRR3) são as boas da hora; cuidado com MRV (MRVE3) e Bradesco (BBDC4)

Relatório semanal de análise gráfica do Itaú BBA mostra que, após acionar seis gatilhos de compra na semana anterior, as oportunidades de valorização de curto prazo diminuíram

Clique e veja mais