Exchange

Exchange é a plataforma digital onde você consegue comprar e vender suas criptomoedas e tokens. São corretoras que operam unicamente criptomoedas.

O que são?

Uma exchange é uma corretora de criptoativos. Porém, diferentemente das casas de câmbio tradicionais, ela só existe no ambiente digital. Sendo assim, é uma plataforma eletrônica que facilita a compra, a venda e a troca de moedas digitais e tokens.

São elas que fazem a custódia dos ativos digitais, antes de você colocar as moedas em sua wallet.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Você pode negociar com outros investidores?

Sim, essa modalidade até tem nome: pair to pair (ou p2p), mas neste caso é impossível ter certeza da origem dos recursos, e isso pode dar algum problema futuro. Para evitar este tipo de risco, as exchanges surgiram no mercado, num modelo muito parecido aos das corretoras de valores tradicionais. Elas cobram taxas pela intermediação e liquidez, além de impostos.  

Exchange é necessária para investir em criptomoedas

Portanto, para começar a investir em criptomoedas, é preciso abrir uma conta em uma exchange (o que, geralmente, é gratuito) e fazer a transferência do seu dinheiro para lá. Você, então, escolhe a moeda que deseja e faz a ordem de compra, que pode ter definição de quantidade e preço – e aí, quando o mercado atinge o que você determinou, a negociação é executada. 

Tudo é bem simples, mas atenção: este é um mercado que oscila muito, tanto para cima quanto para baixo. A recomendação dos especialistas é que você deva começar com calma, com pouco dinheiro, nada muito acima de 5% do que você tem disponível do seu portfólio de investimentos. 

Como escolher uma exchange?

Para escolher uma boa exchange, é preciso olhar certas coisas, como:

  • Conhecer a história da exchange, analisando quando ela foi fundada, quais são seus sócios, o CNPJ e outras informações essenciais
  • Conferir as avaliações recebidas pela exchange em sites, quais os problemas mais comuns e a forma como a empresa lida com essas questões
  • Analisar as taxas cobradas e quais os serviços oferecidos
  • Verificar se a exchange atua no Brasil e está de acordo com as leis do nosso país, especialmente as tributárias
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Tecnologia