Como declarar investimentos de renda fixa no Imposto de Renda 2024?

CDB, RDB, CRI, CRA, LCI, LCA, Tesouro Direto, debêntures: tudo tem que ser informado ao Leão

Investimentos devem ser declarados na ficha Bens e Direitos e Rendimentos. (Foto: Freepik)
Investimentos devem ser declarados na ficha Bens e Direitos e Rendimentos. (Foto: Freepik)

Quem estiver obrigado a entregar a declaração do Imposto de Renda 2024, também precisa informar todos os investimentos de renda fixa que tiver. Independente deles serem ou não isentos do pagamento ao Leão. Saiba quem precisa entregar a declaração do Imposto de Renda.

Este ano, a entrega da declaração se estende de 15 de março a 31 de maio de 2024. Confira as regras da declaração do Imposto de Renda 2024.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

E como é feita a declaração dos ativos de renda fixa? Abaixo, te mostramos o caminho das pedras.

O que é a renda fixa? Quais os principais investimentos?

A renda fixa é uma modalidade de investimento com retornos previsíveis, que acaba proporcionando um nível de segurança mais confortável ao investidor. Por isso, muitos brasileiros colocam suas economias na renda fixa. E, em especial, na poupança. Veja, a seguir, quais são os principais ativos de renda fixa, segundo a Anbima:

Últimas em Imposto de Renda

Principais ativos de renda fixa

  • Poupança
  • Tesouro Direto
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário)
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
  • RDB (Recibo de Depósito Bancário)
  • LC (Letra de Câmbio)
  • Letras hipotecárias (LH)
  • CDB (Certificado de Depósito Bancário)
  • CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários)
  • CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio)
  • Letra financeira
  • Letra Imobiliária (LI)
  • Letra Imobiliária Garantida – LIG
  • Debêntures

Como declarar investimentos de renda fixa no Imposto de Renda?

1. Consulte o Informe de Rendimentos

Para declarar os investimentos de renda fixa no IRPF, em primeiro lugar você precisa consultar o Informe de Rendimentos fornecido pela instituição financeira ou pela corretora de valores responsável pela custódia de cada título. Da mesma forma, siga fielmente a descrição do informe para fazer a declaração, para evitar cair na malha fina.

2. Informe o saldo das aplicações de renda fixa

Abra a ficha Bens e Direitos, vá ao campo destinado às aplicações financeiras, escolha o tipo de aplicação financeira (exemplo, poupança, CDB, LCI, etc) e preencha a ficha de acordo com os dados dos informes de rendimentos.

Além disso, indique se o investimento pertence ao titular ou ao dependente da declaração. E, para cada um, você deve discriminar CNPJ da instituição financeira responsável, agência, conta e saldos em 31/12/2022 e 31/12/2023.

3. Informe os lucros obtidos nas aplicações de renda fixa

Da mesma forma, declare os rendimentos de investimentos em renda fixa em suas fichas específicas, entre “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” e “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.

Além disso, não se esqueça de sempre seguir o informe de rendimentos fornecido pela instituição.

4. Informe os rendimentos isentos

Rendimentos recebidos de aplicações em debêntures incentivadas, CRI, CRA, LCI, LCA e LIG (letra imobiliária garantida) e poupança, por exemplo, são isentos do pagamento do Imposto de Renda.

Depois disso, informe estes rendimentos na “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, na linha específica.

Informe os rendimentos sujeitos à tributação exclusiva ou definitiva

Rendimentos das outras aplicações de renda fixa, e aqui entram CDBs, RDBs, Tesouro Direto e debêntures não incentivadas, devem ser lançados na ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”, na aba “Rendimentos de Aplicações Financeiras”. 

Mais uma vez, os informes de rendimentos das instituições financeiras vão informar detalhadamente onde o contribuinte deve inserir as informações na declaração, para evitar cair na malha fina.

Qual investimento não precisa ser declarado no Imposto de Renda?

Se o contribuinte precisa declarar o Imposto de Renda, também precisa declarar todos os seus bens e direitos.

Apenas as aplicações que têm menos de R$ 140 de saldo em 31 de dezembro não precisa ser declaradas. Mas é só.

Para saber mais sobre a declaração do Imposto de Renda 2024, veja também:

__________________________________

Ainda tem dúvidas sobre como declarar o Imposto de Renda 2024? Então envie sua pergunta para o quadro da Inteligência Financeira “O que é que eu faço, Sophia?”, através do e-mail sophia.camargo@inteligenciafinanceira.com.br

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS