O que é liquidez e como ela afeta seus investimentos?

Liquidz é a agilidade com que você pode resgatar seu dinheiro de um investimento. Saiba porque isso é importante no Glossário IF

Você com certeza já ouviu falar em liquidez, que é a agilidade com que você pode resgatar seu dinheiro de um investimento. Liquidez alta é tipo o “The Flash”, aquele super-herói veloz. Na hora em que você precisa, zapt, tem seu dinheiro de volta. E você pode perguntar: então tenho que escolher só investimentos com alta liquidez? Para tirar com rapidez? Nada disso! Você pode ter alguns ativos com liquidez alta e outros baixa, diversificando as opções na sua carteira.

Investir é como criar a Liga da Justiça de ativos: somar vários poderes e características diferentes para que o grupo como um todo fique imbatível. Agora vamos pausar os filmes de ação e focar nas finanças. A liquidez é a velocidade e facilidade em que um ativo pode virar dinheiro em conta. Se você tem liquidez diária, por exemplo, você resgata hoje e até o fim do dia pode gastar esse dinheiro.

Reserva de emergência deve ter alta liquidez

Os especialistas indicam ter uma parte do seu dinheiro aplicada em alta liquidez para você conseguir sacar de forma simples se tiver um imprevisto. É a famosa reserva de emergência. Se você não tem uma quantia bacana separada para sacar rápido, no desespero, você pode querer resgatar investimentos com a liquidez baixa e que renderiam mais lucros se ficassem mais tempo paradinhos. Então, para não ter prejuízo, pense bem na liquidez de cada ativo do seu portfólio

E para escolher bem os investimentos -seus super-heróis na missão de ganhar dinheiro-, é importante saber seu perfil de pessoa que investe e entender quais são seus objetivos a curto, médio ou longo prazo. Isso porque a liquidez não entra em ação sozinha, ao investir você também precisa lidar com o risco e a rentabilidade. O risco você já conhece, e a rentabilidade é a taxa de retorno, como se fosse um medidor de quanto sucesso cada investimento tem.

Quer saber mais sobre a liquidez e como ela pode afetar seus investimentos? Veja o Glossário IF!