Anbima

Anbima é a sigla para Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, uma organização sem fins lucrativos que representa bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras.

A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) é a entidade porta-voz de instituições como bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras. A Anbima nasceu em 2009, e o modelo de atuação é organizado em torno de quatro compromissos: representar, autorregular, informar e educar.

O que faz a Anbima?

Entre as funções da Anbima está a divulgação de referências de preços e índices que refletem o comportamento de determinadas carteiras de ativos, do mesmo modo, estudos sobre o mercado de capitais. 

A instituição também dialoga com o governo e com demais entidades que representam o setor privado para discutir mudanças na regulação do mercado financeiro. Nesse sentido, busca-se uma harmonização das práticas de mercado com as necessidades de desenvolvimento econômico do país.

A Anbima propõe o uso das boas práticas de negócios a seus associados, que as seguem de forma voluntária. Além disso, essas regras estão nos Códigos de Autorregulação e Melhores Práticas. 

O cumprimento das normas de autorregulação é acompanhado pela entidade, que supervisiona as instituições e dá orientações de caráter educativo. Ou seja, a Anbima desempenha um papel crucial no fortalecimento das práticas de mercado.

Quando consultar a Anbima?

Todo investidor e toda investidora devem consultar tanto a Anbima quanto a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para saber se o nome de uma casa de análise, corretora ou gestora consta nos registros de ambas instituições. Portanto, tudo isso ajuda a cercar seu dinheiro de uma maior segurança.

No anbima.com.br você fica por dentro das instituições que seguem o código de boas práticas da instituição. Fique de olho. 

Já o endereço para consulta de cadastros na CVM é gov.br/pt-br/servicos/consultar-cadastro-dos-participantes-do-mercado-de-valores-mobiliarios-registrados-na-cvm.

Quais certificações a Anbima oferece?

Uma das principais funções da Anbima é a capacitação de profissionais e de investidores. Além de distribuir gratuitamente conteúdos sobre educação financeira ao público geral, a associação certifica profissionais qualificados.

Atualmente, a Anbima oferece as seguintes certificações: 

  1. CPA-10: para quem queira atuar na distribuição de produtos de investimento.  
  2. CPA-20: para os que vão para trabalhar na distribuição de produtos de investimento para clientes dos segmentos varejo de alta renda, private, corporate e investidores institucionais.  
  3. CEA (Certificação Anbima de Especialistas em Investimento): habilita especialistas em investimentos, que podem recomendar produtos para clientes em diversos segmentos, além de assessorar gerentes de contas. Também permite a atuação nas atividades ligadas à CPA 10 e à CPA 20. 
  4. CGA (Certificação de Gestores Anbima): habilita profissionais a gerir recursos de terceiros em fundos de investimento de renda fixa, de ações, cambiais, multimercados e carteiras administradas e fundos de índice. É obrigatória para quem ocupa cargos com poder de decisão de compra e venda dos ativos financeiros que integram as carteiras desses veículos de investimento.

Como surgiu a Anbima

A Anbima surgiu em 2009, a partir da união da Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento) e da Andima (Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro).  

A Anbid nasceu em 1967 para representar os bancos de investimento após a regulação do mercado de capitais no Brasil. Com o tempo, também passou a fornecer informações financeiras, como a rentabilidade diária de fundos.  

Em parceria com a Febraban (federação dos bancos), a Anbid criou os certificados CPA-10 e CPA-20.  

Já a Andima foi criada em 1971 para estabelecer boas práticas nas negociações das tesourarias e das corretoras, enquanto a Anbid tinha sua atuação mais focada em fundos, ofertas e custódia.  

Em 1979, a Andima auxiliou na criação do Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), um sistema eletrônico de negociação de títulos públicos que origina a taxa básica de juros brasileira.   

Já em 1986, a Andima participou da criação da Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados), entidade responsável pela negociação de títulos privados. Além disso, hoje, a Cetip é parte da B3, a Bolsa de Valores brasileira.  

Posteriormente, com a B3, a Andima deu origem à RTM (Rede de Telecomunicações para o Mercado) em 1997. A empresa é uma rede de tecnologia multimídia que interliga centenas de instituições financeiras e provedores de informações via canais exclusivos de fibra ótica.


Você também pode gostar
22 nov. 2024, 08:23
Vai ter rali da bolsa neste fim de ano? Saiba o que pensam 140 gestores do Brasil e do exterior

Nova edição do PodInvestir recebe Daniel Gewehr, estrategista chefe de ações do Itaú BBA, que comenta pesquisa com investidores e responde: apostar ou fugir da bolsa?

POR
íon Itaú 22 nov. 2024, 07:20
7 razões para consultar um planejador financeiro profissional

Quando estamos doentes, procuramos um(a) médico(a). Quando estamos com dor de dente, vamos ao(à) dentista. Se precisamos cuidar da nossa saúde mental, falamos com um(a) psicólogo(a). Então, ora, se precisamos resolver questões de saúde financeira, por que então não falar com um especialista no assunto, o chamado planejador financeiro profissional? A importância de ter um […]

7 min.
POR
Pedro Knoth 21 nov. 2024, 06:00
Panvel (PNVL3) pretende abrir mais 60 lojas em 2025 e virar ‘one stop shop’ de saúde

Com origem no Sul, Panvel (PNVL3) atinge 1% do mercado de farmácias em São Paulo e deve investir R$ 160 milhões em 2025, diz diretor

5 min.
POR
Aluísio Alves 13 nov. 2024, 18:50
Para Galípolo, maior surpresa do estímulo fiscal é seu efeito multiplicador no PIB

Comentário do diretor de política monetária do BC vem no momento em que o mercado aguarda a divulgação de um pacote do governo Lula para corte de gastos

POR
Pedro Knoth 11 nov. 2024, 20:33
Fundo Verde compra bitcoin para reverter resultado negativo contra CDI

Fundo multimercado da Verde Asset, de Luis Stuhlberger, tem retorno negativo em outubro e compra bitcoin

Clique e veja mais