DI

DI ou taxa DI (Depósito Interbancário) é referência para grande parte dos investimentos de renda fixa. O DI é uma média do custo de empréstimos realizados entre bancos, via CDI, que acompanha a Selic. Geralmente, o DI equivale à Selic descontada de 0,10 ponto percentual.

CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um título emitido por bancos para captar recursos de outras instituições financeiras com prazo de um dia útil. É como um CDB, mas acontece de banco para banco. A média da taxa destes empréstimos é a taxa DI. 

Por regras do sistema financeiro nacional, os bancos precisam terminar o dia com um saldo positivo de transações. Assim, caso o saldo das operações seja negativo, as instituições emitem CDIs para captar nos bancos que têm um caixa positivo o valor necessário para fechar o caixa com saldo. No dia útil seguinte, há a compensação do CDI, com o empréstimo corrigido pela taxa correspondente.  

Investimentos atrelados à taxa DI  

Entre os principais investimentos cuja rentabilidade está atrelada ao índice estão o CDB, a LC (Letra de Câmbio), o LCA e o LCI (Letra de Crédito Imobiliário).  

– Ilustração: Marcelo Andreguetti

Fundos DI 

Além de produtos atrelados a esse indicador, existem ainda fundos DI ou fundos de renda fixa referenciados. Por regra, eles investem no mínimo 95% do patrimônio em títulos de dívida pública ou privada de baixo risco e que tenham o rendimento ligado à taxa DI ou à Selic

Apesar deles não terem a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), os fundos DI são considerados seguros por investirem, em sua maioria, em títulos públicos do Tesouro Direto atrelados à Selic. 

Valor da taxa DI

A taxa muda de acordo com a Selic, que tem seu valor determinado pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) a cada 45 dias. Nesta reunião, a Selic pode ser mantida, ampliada ou reduzida, de acordo com as necessidades econômicas do país.  

A partir da Selic, é possível calcular o valor diário, mensal e anual do DI. A taxa atualizada (0,10 ponto percentual abaixo da Selic) pode ser consultada no site da B3, aqui: (https://www.b3.com.br/pt_br/), expresso no seu valor anual. Por exemplo, quando a Selic está a 5,25% ao ano, a taxa DI está a 5,15% ao ano, assim como o CDI.  

O DI mensal corresponde à média das taxas diárias do índice no mês. Para calculá-lo, também é possível dividir a taxa anual pelos 12 meses do ano.  

Rentabilidade DI  

Para calcular o rendimento de um produto atrelado à taxa DI basta multiplicar o percentual do índice utilizado pelo investimento. Por exemplo, um CDB que rende 110% do CDI rende 110% da taxa DI, que em agosto de 2021 estava 5,15%. Ou seja, este CDB rende 5,66%.  


Você também pode gostar
POR
Redação IF 01 abr. 2025, 14:46

Golpes em cartões diminuem, mas Pix ainda lidera em fraudes, segundo Abecs

A Abecs divulgou queda de 18% nas fraudes com cartões em 2024, com redução ainda maior no número de ocorrências

POR
Renato Jakitas 01 abr. 2025, 14:28

Itaú estuda mercado cripto para lançar sua própria stablecoin de real

Guto Antunes, que lidera área de cripto do banco, diz que espera por regulação do BC e novidades dos EUA para entrar no setor de stablecoin

4 min.
POR
Redação IF 01 abr. 2025, 11:48

Nubank (ROXO34) começa a oferecer o novo consignado privado

A partir de 25 abril os bancos poderão ofertar o novo consignado nos canais próprios

31 mar. 2025, 20:22

‘Melhor ficar aplicado em juros neste momento’, diz gestor de R$ 12,7 bilhões; saiba como turbinar sua renda fixa

Para Bruno Serra, ex-diretor do BC e atual gestor do Itaú, taxa Selic deve terminar o ciclo abaixo das expectativas. Com isso, ganha quem entrar aplicado em juros neste momento

3 min.
POR
Pedro Knoth 31 mar. 2025, 15:46

JPMorgan rebaixa Banco do Brasil (BBAS3) e BTG (BPAC11) após prever 2025 ‘desafiador’

Cenário desafiador no crédito e limite no potencial de alta para BB (BBAS3) e BTG Pactual (BPAC11) levam JPMorgan a cortar recomendação de compra

POR
íon Itaú 31 mar. 2025, 14:28

O que fazer com ações na máxima histórica?

Confira também dicas de quando e como aumentar posição em ações

POR
Aluísio Alves 31 mar. 2025, 12:28

Ações da semana: Yduqs e Unipar estão perto de ciclo de alta de até 70%, mostra análise gráfica

Relatório da equipe do Itaú BBA também aponta oportunidades de valorização de curto prazo nas blue chips Petrobras, B3 e Banco do Brasil

POR
Redação IF 30 mar. 2025, 21:49

BRB compra 58% do Master: sindicato questiona decisão e aval da Câmara Legislativa

Sindicato dos bancários de Brasília questiona a aquisição de 58% do capital do banco Master pelo BRB

2 min.
POR
Redação IF 30 mar. 2025, 08:50

Quase 50% da liquidez do FGC estariam em risco com possível quebra do Banco Master

O rápido crescimento de depósitos do Banco Master preocupa o mercado, representando quase metade da liquidez do FGC; aquisição do BRB ameniza o risco

4 min.
Clique e veja mais

Este site usa cookies e dados para fornecer serviços e analisar audiência.Saiba mais