- Home
- Finanças
- Glossário financeiro
- Estagflação
Estagflação
Um cenário de estagflação é difícil de ser revertido, já que quando a economia desacelera, o emprego fica escasso, enquanto o custo de vida sobe. Ou seja, as pessoas ficam desempregadas, os preços em geral, como nos supermercados, postos de combustível e farmácias, só crescem e a produção do país se deteriora.
Difícil de acontecer
A estagflação não é um cenário comum, já que a tendência é que o desemprego e a inflação caminhem em direções opostas. Ou seja, se o desemprego cai, a inflação sobe, e vice-versa. Quando um país produz muitos postos de trabalho, as pessoas começam a ganhar e consumir mais. Isso faz com que os preços subam – aí está a inflação. Os governos adotam medidas para conter a alta dos preços, como o aumento dos juros. Acontece que essas medidas reduzem a oferta de emprego.
Um fator que ajuda na construção do cenário de estagflação é a desvalorização rápida da moeda local. No Brasil, quando o dólar está nas alturas as empresas podem aumentar a lucratividade exportando mais. Isso causa um desabastecimento por aqui e faz com que os preços subam sem que a economia esteja aquecida.
Origem e exemplos famosos de estagflação
O político britânico Iain Macleod foi o primeiro a usar o termo stagflation (stagnation + inflation). Ele discursava sobre o cenário econômico do Reino Unido em 1965 quando uniu as duas palavras. Apesar do termo ter sido usado somente na década de 1960, a estagflação já havia dado as caras antes disso.
Depois da derrota na Primeira Guerra, em 1918, a Alemanha comprometeu sua economia para pagar os empréstimos que tomou para bancar a infraestrutura militar. Os alemães imprimiram dinheiro em grande quantidade, o que fez 1 dólar valer 4,2 milhões de marcos alemães. Ao mesmo tempo, parte da população do país passou a viver na miséria em meio ao grande desemprego que atingiu a economia alemã.
Na década de 1970, Estados Unidos e Reino Unido passaram pela estagflação com o choque do petróleo, quando países árabes suspenderam a exportação de petróleo aos EUA para retaliar a decisão dos norte-americanos de apoiar militarmente Israel.
Banco piorou as perspectivas para o IPCA e para a taxa básica de juros
Banco vê mercado monotemático: '100% focado em preocupações fiscais'
Projeções do mercado financeiro reforçam a expectativa de estouro da meta de inflação neste ano
Grupo avalia que ajuste preparado pelo governo Lula não deve resolver a questão fiscal
Confira o que esperar nesta quarta-feira e como fecharam os mercados na terça (12)
Com profissionais do Itaú Unibanco, Itaú BBA, B3 e Avenue, evento online 'Ponto de Virada', uma iniciativa do íon Itaú, debateu o cenário econômico que o investidor encontrará no ano que vem
CIO do Itaú Unibanco destaca riscos e oportunidades para o ano que vem
Banco alerta para a deterioração das expectativas de inflação
Documento descreve ainda a desancoragem das expectativas de inflação como fator de desconforto para os integrantes do comitê
Pedro Jobim avalia que aperto monetário será acelerado
Mercado Financeiro reitera cenário de estouro da meta neste ano