Entenda quem é o mercado financeiro e o que ele tem a ver com a sua vida

Você já ouviu falar que o mercado ficou ansioso, preocupado e até irritado. Mas quem é ele? O que come, onde vive?

Quem é o mercado financeiro? Não tô falando do mercadinho da esquina, onde a gente compra bolacha, banana e sorvete. Meu assunto é outro aqui.

Sabe quando a gente vê notícias dizendo que o mercado gostou de algo que aconteceu na política? O que ficou nervoso com uma coisa que aconteceu na economia? Já viu?

Então, quem é ele? Ele é o senhor Carlos Alberto Mercado? O Walter Mercado? Não.

Quando a imprensa econômica fala do tal mercado, ela está falando de pessoas que estão principalmente no mercado financeiro. São pessoas que trabalham em bancos, fundos de investimento, empresas de investimentos, analistas, especialistas, enfim, toda essa galera.

Como faz saber o que mercado está pensando?

Tá, beleza. Mas como é que a gente fica sabendo o que ele está pensando, como ele está se sentindo? Como a gente descobre se ele está feliz, triste, empolgado, assustado?

Bom, existem alguns jeitos de saber isso. O primeiro é conversando com essas pessoas. Ou seja, entrevistando essas analistas, gestoras e analistas.

Outro jeito é olhando para os índices dos mercados financeiros, como o índice Ibovespa, os preços das ações e outros números que mostram para onde a grana está indo. Por exemplo, se uma empresa anuncia alguma novidade e o preço da ação dela cai, isso quer dizer que o mercado NÃO curtiu a novidade.

Ou se o governo brasileiro anuncia medidas econômicas que agradam o mercado, geralmente a Bolsa de Valores sobre e o dólar cai. E assim por diante.

Mas tome cuidado porque nem sempre as coisas são como elas parecem ser. Nem sempre dá para explicar o que está acontecendo de uma maneira simples.

Por isso, sempre busque fontes de informações de qualidade. Como a Inteligência Financeira, claro. E se você resolver se arriscar no mercado financeiro, vá com calma e procure a orientação de pessoas e instituições respeitáveis.

Tem gente por aí que jura que consegue ler a mente do mercado. Mas não caia em lorota, não. Ele é muito complexo e tudo acontece ao mesmo tempo.

Explore mais termos
Swiper Anterior
Swiper Próximo

Direto ao Ponto Unit

Units são valores mobiliários de diferentes classes negociados como uma unidade. A composição mais comum no mercado brasileiro é a junção de uma ação ordinária com algumas preferenciais, como é o caso da unit do BTG (uma ação ordinária e duas ações preferenciais). Também há a combinação de ações e bônus de subscrição, por exemplo.…

Leia Mais Ir para: Unit
Direto ao Ponto Recuperação judicial

RJ é uma medida extrema para evitar a suspensão das atividades e a consequente falência de uma empresa. Recuperação judicial funciona principalmente para negociar as dívidas com os credores.…

Leia Mais Ir para: Recuperação judicial
Direto ao Ponto Joesley Day

Joesley Day foi o nome dado ao histórico pregão de 18 de maio de 2017, em que a Bolsa de Valores despencou e o dólar disparou sob impacto da delação do empresário Joesley Batista, então presidente do grupo JBS, uma das empresas do grupo J&F.…

Leia Mais Ir para: Joesley Day
Direto ao Ponto O que é análise gráfica e como ela ajuda na gestão dos seus investimentos

Ela é uma das principais ferramentas dos analistas de mercado e pode ser sua também…

Leia Mais Ir para: O que é análise gráfica e como ela ajuda na gestão dos seus investimentos
Direto ao Ponto Agente autônomo de investimento

Agente autônomo de investimento é um profissional apto a atuar no mercado financeiro em nome de terceiros. Também conhecido pela sigla AAI, ele pode trabalhar sozinho ou em conjunto com outros agentes, formando um escritório de AAIs. …

Leia Mais Ir para: Agente autônomo de investimento
Direto ao Ponto Fed (Federal Reserve)

Federal Reserve Bank (FED) é o Banco Central dos Estados Unidos e é o responsável pela política monetária daquele país.…

Leia Mais Ir para: Fed (Federal Reserve)

Você também pode gostar
POR
Bora Investir 13 jul. 2024, 12:00
Warren Buffett: métodos de investimento para seguir – e quais ignorar

Megainvestidor americano ficou conhecido pela habilidade de comprar ações. Hoje, Buffett acumula fortuna de US$ 13,7 bilhões

POR
Redação IF 09 jul. 2024, 14:14
Mais da metade dos brasileiros diz que não sobra dinheiro para investir

Entre os que já investem, as aplicações mais comuns são poupança (45%), CDB (36%), saldo em conta com rendimento (29%), criptomoedas (21%), fundos de investimento (21%), Tesouro Direto (20%) e ações (20%)

POR
Redação IF 04 jul. 2024, 10:31
Bradesco (BBDC4) contrata Ben Laidler como chefe de estratégia de ações do BBI

Executivo tem carreira especializada em estratégia de investimento para mercados emergentes e desenvolvidos

POR
Rafael Balsemão 15 jun. 2024, 07:30
Qual é a fortuna de Warren Buffett?

Base da fortuna do bilionário está ligada à Berkshire Hathaway

POR
Redação IF 13 jun. 2024, 16:55
Puxado pela renda fixa, mercado de capitais tem captação recorde em 2024 até maio

O volume representa crescimento 150,3% na comparação com o mesmo período de 2023. Apenas em maio, as ofertas somaram R$ 73,4 bilhões, alta anual de 227%

Clique e veja mais