Selic

É a taxa básica de juros da economia e é por ela que o Banco Central controla a inflação. A Selic influencia os juros que são cobrados em empréstimos e financiamentos - e ela ainda baliza os investimentos.

O que significa “Selic”?

Mas o que significam as letras da taxa “Selic”? Ela vem das iniciais de “Sistema Especial de Liquidação e de Custódia”. Para compreendermos como a taxa funciona, vamos falar sobre os títulos públicos federais, o Tesouro Direto. Esses títulos são como uma espécie de empréstimo que você faz para o governo federal, que, por sua vez, financia suas atividades. Os títulos do Tesouro são comprados por instituições financeiras, como bancos e corretoras.

Qual é a relação entre depósito compulsório e Selic?

Por lei, as instituições financeiras devem manter uma parte do dinheiro captado em uma conta do Banco Central, o chamado depósito compulsório. Essa é uma meta diária. Se ao final do dia uma instituição não atingiu sua meta de depósito, deve tomar empréstimos de outras instituições.  

Então, é aí que entra a Selic. Os bancos podem vender e pegar empréstimos entre si oferecendo como garantia títulos públicos. Esses empréstimos têm curta duração e são liquidados dentro de 24 horas.

A Selic efetiva, também chamada de Selic Over, é justamente a média diária dos juros dos empréstimos interbancários dos títulos públicos federais. Ou seja, é a taxa que efetivamente está sendo cobrada. 

Taxa Selic: o que ela significa, o que afeta
– Ilustração: Renata Miwa

Para que serve a Selic?

Existe ainda a Selic Meta, ou simplesmente Selic e que é a mais divulgada na imprensa. Criada em 1979, ela é a taxa básica de juros da economia que serve de parâmetro para outras taxas do mercado. A taxa é definida a cada 45 dias em uma reunião feita pelo Copom, ligado ao Banco Central. Essa mudança acontece para que, em meio a uma economia instável, o dinheiro continue circulando e a inflação seja controlada. 

O que acontece quando a Selic cai?

Quando a taxa Selic cai, o crédito tende a se tornar mais acessível, já que os bancos, acompanhando o movimento, diminuem os juros. Em contrapartida, a inflação tende a subir.

O que acontece quando a Selic sobe?

Já com o aumento da Selic, os juros em geral ficam mais altos. Entretanto, o consumo diminui e ​​os preços tendem a baixar ou ficar mais estáveis.

Como a taxa Selic afeta os investimentos? 

A taxa Selic afeta a vida de diversas formas. É a partir dela que os bancos calculam os juros de empréstimos, do cheque especial e do cartão de crédito. A rentabilidade de investimentos como Tesouro Direto, poupança e outros títulos de renda fixa também é afetada pela Selic. 


Você também pode gostar
POR
Rafael Balsemão 12 nov. 2024, 17:20
Quais são os melhores investimentos para 2025, dentro e fora do Brasil?

Com profissionais do Itaú Unibanco, Itaú BBA, B3 e Avenue, evento online 'Ponto de Virada', uma iniciativa do íon Itaú, debateu o cenário econômico que o investidor encontrará no ano que vem

POR
Lucas Andrade 12 nov. 2024, 08:39
Ata do Copom alerta para crescimento dos gastos públicos e sinaliza ciclo prolongado de alta da taxa Selic

Documento descreve ainda a desancoragem das expectativas de inflação como fator de desconforto para os integrantes do comitê

3 min.
Clique e veja mais