O que é pix?

Pix é um meio de pagamento instantâneo, disponível a qualquer hora e dia. É gratuito para pessoas físicas, mas os bancos podem cobrar para que empresas usem o serviço.

O dinheiro pode ser transferido de uma conta para outra em até dez segundos. Além de transferir e receber, você pode também fazer compras usando o Pix e pagar contas, como as de luz e celular. Pode ser usado por pessoas físicas e jurídicas.

O Pix é gratuito?

Para pessoas físicas e MEIs, o serviço é gratuito, mas há exceções – os bancos podem definir as tarifas livremente. Pode haver cobrança de tarifa quando se configura atividade comercial. Por exemplo:

  • Recebimento de mais de 30 Pix mensais, seja por QR Code, chave Pix ou inserção de dados manualmente;
  • Recebimento via QR Code (gerado para automação comercial).

Como funciona o Pix?

Ilustração de duas mãos segurando, cada uma, um celular que simula uma transação via Pix.
– Ilustração: Renata Miwa)

Ele é uma função que aparece no aplicativo do seu banco ou da instituição de pagamento (como fintechs), na qual você tem conta. Para se cadastrar, primeiramente, é necessário ter uma conta-corrente, poupança ou conta de pagamento, além de um celular com internet. Além disso, a chave pode ser CPF/CNPJ, e-mail, número de celular. Ao se cadastrar, você não precisa mais informar banco, agência e conta para receber o pagamento. Basta dar a chave Pix.

Existe um valor limite para usar?

Não há limite mínimo para pagamentos ou transferências. No entanto, por questões de segurança, os bancos estabelecem limites máximos de valor por transação e por período do dia. Para o Pix (e outros meios de pagamento) o Banco Central criou um limite para transações entre pessoas físicas no período noturno (das 20h às 6h): R$ 1.000, devido ao aumento de número de roubos de celular. Mas o cliente pode solicitar ao banco o ajuste desse limite e também cadastrar contas que terão limites diferenciados.

Colaborou Anne Dias


Você também pode gostar
POR
Miriam Kênia 19 nov. 2024, 17:52
Fed (Federal Reserve)

Federal Reserve (Fed) é considerado o banco central dos Estados Unidos, sendo responsável pela política monetária norte-americana.

POR
Redação IF 18 nov. 2024, 16:27
Morgan Stanley rebaixa recomendação para ações brasileiras com risco político e temores fiscais

Um dos pontos de atenção no Brasil é que as taxas de juros ainda estão subindo e o ponto em que o crescimento econômico se encontra deve ser considerado uma “má notícia”

POR
Redação IF 15 nov. 2024, 16:09
‘Não acredite na euforia’, diz XP sobre possível privatização da Cemig (CMIG4)

Relatório mostra que constituição de Minas dificulta a privatização de ativos estaduais e a legislação local exige a aprovação da assembleia e um referendo antes de qualquer tentativa de privatização

POR
Sophia Camargo 15 nov. 2024, 10:26
Proclamação da República: veja o que abre e fecha no feriado

Confira o funcionamento dos bancos, CVM e bolsa de valores no país; Rio de Janeiro tem calendário diferenciado por conta da reunião do G20

POR
Mario Mesquita 15 nov. 2024, 09:00
Câmbio e juros

Uma leitura plausível é que, até aqui, o ajuste da taxa de juros não compensou a deterioração do risco Brasil e do ambiente externo

3 min.
POR
Aluísio Alves 14 nov. 2024, 13:07
Ações do Nubank (ROXO34) desabam após 3° tri misto; Itaú BBA corta recomendação

XP manteve recomendação neutra para as ações, enquanto Goldman Sachs seguiu otimista com o papel para o médio prazo

Clique e veja mais