Especial Dica do especialista: veja o que rolou em setembro e que pode mudar o rumo dos seus investimentos

Nossos especialistas te guiam na sua jornada enquanto investidor

E chegou aquele momento da gente fechar as portas do mês de setembro e dar passagem para os próximos 31 dias que vem por aí.

Mas antes de começar o mês de outubro, a gente vai te mostrar quais foram os assuntos que bombaram no nosso Dica do especialista, que reúne conteúdos diários com recomendações de investimentos e soluções práticas para os problemas enfrentados pelos investidores.

Inclusive, informação foi o que não faltou ao longo de setembro: foram 23 dicas sobre o mundo das finanças. Ou seja: você recebeu aqui no site da IF e nos nossos canais, pelo @sigaif, uma dica por dia útil.

Destaques do mês no Dica do especialista

Aliás, as recomendações de nossos especialistas que se destacaram envolvem assuntos diversos, como indicações de livros, perfis de redes sociais, relatórios financeiros, e claro, investimentos.

Então, minha querida leitora e meu querido leitor, confira a seguir os assuntos mais relevantes de setembro e aproveite para pensar sobre eles mais uma vez!

Hábitos influenciando a rotina

Começamos falando sobre o livro indicado por Cynara Machado, especialista em investimentos do Itaú Unibanco: “O Poder do Hábito”.

Escrito por Charles Duhigg, jornalista do The New York Times, a obra trata dos hábitos que conseguimos desenvolver ao longo de nossas vidas.

“O livro nos ajuda a ter sucesso em várias atividades e em várias empreitadas”, conta Cynara no nosso Dica do especialista.

Bastidores da criação das criptos

Além de focar em nosso dia a dia, também é muito interessante conhecer a história do mundo financeiro, não é mesmo?

Ainda mais quando o assunto é algo tão revolucionário como os criptoativos. Por isso, Fabricio Tota, diretor do Mercado Bitcoin, trouxe para gente a obra “O Livro de Satoshi: A coletânea de escritos do criador do Bitcoin – Satoshi Nakamoto”.

Em resumo, a obra conta a história desse que é considerado o precursor do bitcoin – que ainda não se sabe se é uma pessoa apenas ou um grupo de investidores… Mas vale pelo racional desenvolvido pelo livro. “São vários escritos, que vão construindo essa história, para desmistificar o que foi essa figura mística de Satochi”, afirma Tota.

Diante disso, vale saber que o autor, Phil Champagne, afirma que o livro é um compilado de manifestações diretas e expressas do tal criador (ou criadores) do bitcoin.

Ou seja, ao longo do livro são apresentadas trocas de e-mails e posts em fóruns cujas autorias foram designadas a Satoshi.

“Faria Lima Elevator”: o humor sobre o mercado financeiro

E para a gente finalizar as dicas culturais que se destacaram em setembro, vem essa recomendação de Caio Camargo, especialista em investimento do Itaú Unibanco, para deixar o dia mais leve: o perfil “Faria Lima Elevator”.

“Eles têm relação com o mercado financeiro, mas fazem tudo de uma forma leve, com muito humor e uma pitada de educação financeira”, indica Camargo.

Aliás, a conta já tem quase 520 mil seguidores no Instagram. O sucesso pode estar no fato deles fazerem uso alguns jargões do mercado e fora dele. Vale a pena conhecer.

É certo apostar em ações?

De acordo com Victor Natal, estrategista de ações do Research para Pessoa Física do Itaú BBA, investimento não é uma aposta.

Portanto, não deve ser considerada como tal. “Antes de começar a aplicar em ações, o correto é olhar para o investimento de uma forma profissional e com paciência”, aconselha Natal durante o Dica do especialista.

Em resumo, não trate o investimento em ações como apostas. Isso pode trazer um grande prejuízo ao seu dinheiro.

E tenho certeza que, mesmo você gostando de uma adrenalina, não vai querer ver seu rico dinheirinho escorrendo pelo ralo, não é mesmo?

De olho no Payroll

Você conhece o relatório que mede o nível de empregos dos Estados Unidos, mais conhecido como Payroll?

Pois saiba que esse índice é muito importante para o mercado, foi o que apontou Camila Fioravante, especialista em investimentos do Itaú Unibanco.

“Inclusive aqui no Brasil também vale acompanhar o relatório para entender se o mercado de trabalho nos EUA continua forte. Além disso, se a pressão salarial por lá vai permanecer e qual vai ser o nível de desemprego”, esclarece.

Não perca o nosso Dica do especialista

Está na cara que não faltam assuntos pertinentes no Dica do especialista, não é mesmo?

Por isso, fique de olho no que os profissionais do mercado financeiro têm a dizer.

De segunda à sexta-feira, às 8h30, nas redes sociais da Inteligência Financeira (Linkedin e Instagram) e YouTube. Uma dica por dia, para você aprender e ficar por dentro do mundo das finanças. Nos vemos lá!