Cinco mitos sobre finanças que você deve deixar para trás

Conhecer os erros é tão importante quanto celebrar os acertos.

Mitos do Bolso
– Ilustração: Renata Miwa

Pontos-chave

  • Criadas pelo senso comum, algumas afirmações podem se tornar verdadeiras armadilhas
  • Casa própria nem sempre é sinônimo de estabilidade, assim como o cartão de crédito não precisa ser o vilão da sua vida
  • Reserva de emergência tem que ser sua primeira preocupação
  • Nunca é cedo demais para pensar em aposentadoria

Ter a vida financeira em dia e planejar o futuro com tranquilidade é o plano de muita gente. Nesse caminho, é natural que surjam algumas dúvidas e “armadilhas” criadas pelo senso comum. Vamos te ajudar a esclarecer algumas delas. Afinal, seu dinheiro é valioso e não queremos que você corra riscos. Separamos cinco mitos sobre finanças que você deve deixar para trás:

1. Poupança tem um bom rendimento

Apesar de ainda ser preferência nacional e usada por 30% dos brasileiros, de acordo com a Anbima, a poupança pode te fazer perder dinheiro. O rendimento dela varia de acordo com a taxa básica de juros da economia, a Selic. O problema é que em grande parte das vezes a poupança rende menos que a inflação. Ou seja, os ganhos acabam sendo “corroídos” e o seu dinheiro se torna desvalorizado. Existem outros investimentos tão seguros quanto a poupança e que te dão resultados melhores, como CDB e Tesouro Direto.

2. Pensar na aposentadoria antes dos 40 é cedo demais

“Devemos pensar na nossa aposentadoria assim que começamos a trabalhar. O tempo está ao nosso favor quando o assunto é investimentos e rentabilidade”, ressalta Patricia Palomo, economista e planejadora financeira CFP pela Planejar. Ou seja, quanto antes você começar, mais tempo terá para construir um patrimônio e mais fácil será garantir seu futuro. “Separando uma parte da sua receita para a previdência privada e investimentos de longo prazo, você vai perceber a força dos juros compostos”. 

3. Você não precisa de liquidez de emergência

A reserva de emergência deve ser sua primeira preocupação quando o assunto é investimento e finanças. Patricia traz uma analogia: imagine que você está em um barco construindo seu patrimônio para chegar à uma ilha, que é o seu objetivo – por exemplo, comprar uma casa ou ter estabilidade financeira. Você precisa ter uma boia salva-vidas. Se o barco afundar, ela provavelmente não vai te levar até a ilha, mas vai te dar um respiro até você ter um plano para sair daquela situação sem se afogar. O mesmo acontece com a reserva de emergência. Você precisa ter um dinheiro que possa ser retirado a qualquer momento em uma situação inesperada. Ou seja: investir em ativo com alta liquidez.

4. Cartão de crédito é sempre um vilão

O cartão de crédito só vai atrapalhar suas finanças se você não souber usá-lo. Ele pode até mesmo funcionar como um instrumento de planejamento e organização. “Você não terá problemas se definir um limite ideal de acordo com a sua renda, não cair na ilusão do pagamento mínimo e tomar cuidado com o parcelamento. Ainda dá para aproveitar os programas de benefícios”, ressalta Patrícia.

5. Casa própria é sinônimo de segurança financeira

Nem sempre ter um imóvel próprio é a melhor opção quando o assunto é finanças. Muitas vezes o financiamento de uma casa traz juros altos durante anos e a conta sai muito mais cara. Alguns até se endividam no meio do caminho. Por outro lado, pode fazer sentido com um planejamento bem feito e um plano de vida compatível. “Depende muito do caso, das expectativas para o futuro e do contexto daquela pessoa. Não dá para afirmar que ter um imóvel é o mesmo que ter estabilidade”, explica Patrícia. 


Você também pode gostar
Listas IF Atualizado em 18.maio.2022 às 17h29 Duração 1 min.
Pense bem antes de gastar no cartão de crédito

O que você pode fazer para gastar com sabedoria (e sem afobação)? Maju Marques dá quatro dicas para cuidar do seu dinheiro

Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 16h08
Por dentro de uma reunião dos devedores anônimos

Irmandade ajuda as pessoas a se livrarem do vício das compras

Anne Dias Publicado em 13.maio.2022 às 07h00
Qual é o peso da sorte e do azar no mundo dos investimentos?

O antídoto contra esta sexta-feira (13) no seu bolso é a educação financeira

Redação IF Publicado em 12.maio.2022 às 12h41
Magalu lança conta digital sem mensalidade e cartão de crédito para empresas

A fintech Magalu anunciou nesta quinta-feira o lançamento de dois produtos, um cartão de crédito corporativo e uma operação de empréstimo pessoal para pessoas físicas