Fed (Federal Reserve)
O Federal Reserve (Fed) é o banco central dos Estados Unidos. Em português, Fed significa Sistema de Reserva Federal. A instituição pode adotar medidas com o objetivo de promover a estabilidade do dólar e da economia norte-americana, afetando não só o Brasil como também o mundo inteiro, já que essa moeda se utiliza em diversos tipos de negociações internacionais.
Quando foi criado o Fed?
O Fed nasceu em 1913 para controlar as crises financeiras, sendo o ‘banco dos bancos’’, ajudando a controlar o impacto das turbulências econômicas’.
Para que serve o Fed?
Assim como os BCs, a principal função do Federal Reserve é o controle da inflação. Além disso, tem a meta de promover o pleno emprego.
Como o Fed determina os juros?
Eventualmente, quando a inflação está abaixo da meta, o banco central tende a reduzir os juros.
Isso porque juros baixos barateiam o crédito, incentivam o consumo e aquecem a economia.
Por outro lado, quando a inflação está acima do desejado, o banco central tende a elevar os juros – seguindo no efeito oposto e reduzindo a pressão sobre os preços.
Da mesma forma, para tomar a decisão de elevar ou cortar os juros, os banqueiros centrais acompanham de perto dados de inflação, o nível de emprego e métricas da economia.
Veja abaixo alguns dados monitorados pelo Fed:
- CPI: é a inflação ao consumidor;
- PPI: é a inflação ao produtor;
- Deflator PCE: é conhecido como o indicador de inflação preferido pelo Fed;
- Payroll: postos de trabalho criados a cada mês, divulgada junto com a taxa de desemprego e dados de salários;
- Weekly Jobless Claims: pedidos semanais de seguro-desemprego.
Como o Fed trabalha?
A partir dos dados levantados, o FOMC (comitê de política monetária do banco central dos Estados Unidos) se reúne e toma a decisão.
Este, por sua vez, compõe-se pelos bancos centrais regionais dos EUA.
Quais são as funções do Fed?
As principais funções do FED são:
- conduzir a política monetária e cambial;
- garantir a estabilidade do sistema financeiro;
- organizar o sistema de pagamentos;
- regular e supervisionar as instituições financeiras;
- promover o desenvolvimento sustentável da economia;
- definir a taxa de juros básica dos Estados Unidos;
- controlar a quantidade de moeda em circulação;
- garantir o cumprimento da política monetária do país.
Como o Fed é composto?
O Fed se compõe de dois grupos principais: o Board of Governors e as unidades regionais, que juntos constituem o FOMC, o comitê responsável pela definição dos juros americanos. A seguir, estão as funções de cada grupo:
- Board of Governors: Considerado a autoridade máxima da instituição, o Board of Governors tem a responsabilidade pelas definições regulatórias do setor bancário. Consiste em 7 membros no total, indicados pelo presidente dos EUA e aprovados pelo Congresso.
- Federal Reserve (regional): tem representantes de 12 bancos regionais espalhados pelo país. E ainda, é responsável por transmitir a moeda aos bancos comerciais e realizar levantamentos de índices.
- Federal Open Market Committee (FOMC): Este Comitê, que se reúne 8 vezes ao ano para definir as políticas monetárias dos EUA, inclui os membros do Board of Governors e os presidentes de cada “filial” do Federal Reserve, somando 19 participantes. No entanto, apenas 12 membros têm direito a voto.
Como a decisão do Fed impacta os investidores?
Dessa forma, as decisões do Fed têm força em toda a economia mundial – e nela está incluído o investidor brasileiro, obviamente. Assim, quanto mais alta é a taxa de juros, mais lucro virá da renda fixa norte-americana, o que acaba tirando investidores das bolsas de valores.