O que fazer com a restituição do Imposto de Renda 2023?

Pagar dívida? Investir? Sair gastando? Especialista mostra como priorizar o uso do dinheiro extra

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (30) o 2º lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Aliás, o pagamento será feito para mais de 5 milhões de contribuintes e soma cerca de R$ 7,5 bilhões.

Quem cadastrou a chave Pix ou uso a declaração pré-preenchida terá prioridade no recebimento do dinheiro.

O que é a restituição do Imposto de Renda?

A restituição do Imposto de Renda nada mais é do que um valor devolvido pela Receita Federal aos contribuintes que pagaram mais impostos que o necessário no ano anterior. Ou seja, para muitos esse é um dinheiro extra que cai na conta.

Para usar o valor da melhor forma, portanto, o ideal, ao receber a restituição, é analisar a sua situação financeira. A dica é de Luciana Pantaroto, planejadora financeira CFP pela Planejar.

Dessa forma, a restituição pode ser usada de diferentes maneiras:

1. Se você tem dívidas

O ideal é usar a restituição para quitá-las, mesmo que o montante só pague uma parte do valor devido. “Essa pode ser uma boa oportunidade para buscar uma renegociação da dívida, com melhores taxas de juros ou até a quitação à vista com desconto”, ressalta Luciana.

Ela afirma ainda que quem tem mais de uma dívida deve priorizar o pagamento daquela com vencimento mais próximo ou com juros mais altos, como por exemplo dívidas de cartões de crédito.

2. Se você não tem uma reserva financeira

O aconselhável, portanto, é poupar o recurso da restituição para ter mais tranquilidade em caso de imprevistos, como demissão no trabalho, doença na família ou até mesmo uma boa oportunidade de investimento.

A reserva financeira pode ser aplicada em investimentos de alta liquidez e baixo risco. Algumas opções, por exemplo, dentro da renda fixa são títulos do Tesouro Selic e os Certificados de Depósito Bancário (CDBs).

3. Se você já tem uma boa reserva financeira

Neste caso, você pode optar por investir esse dinheiro extra ou até mesmo fazer uma compra que já estava planejada. “O valor pode ser usado para despesas do dia-a-dia ou para aquisição de novos itens”, destaca Luciana.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

A forma mais simples é acessando o site oficial de da restituição. Assim, é preciso informar o CPF, a data de nascimento e o ano de exercício da declaração. Para consultar a restituição da declaração relativa ao ano de 2022, selecione a opção exercício 2023.

Também é possível consultar dados sobre a restituição, sobre o processamento da Declaração, e outras informações no site da Receita, onde será necessário realizar um login com a conta gov.br ou gerando um código de acesso.