Chega o último lote do pagamento da Restituição do Imposto de Renda 2023

No final deste mês, pagamento cai na conta corrente informada à Receita Federal

Estamos chegando na reta final do pagamento da Restituição do Imposto de Renda de 2023. Os pagamentos foram divididos em cinco lotes, e o primeiro foi pago no dia 31 de maio. Assim, os primeiros contribuintes que receberam foram os que têm prioridade legal, como pessoas acima de 60, deficientes físicos ou mentais ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Dessa forma, com o pagamento das prioridades, o critério para receber a restituição foi a data de envio da declaração. Então, quanto mais cedo você entregou, mais cedo recebeu a restituição.

Portanto, neste ano, o contribuinte que optar receber o valor por meio do Pix também teve prioridade no pagamento.

Como você recebe a Restituição?

Para saber se a restituição está disponível, você deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

“A página apresenta orientações e canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC”, informa a Receita.

Dessa forma, o pagamento da restituição cai na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. “Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).”

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá pedir novamente o pagamento.

Veja o calendário de Restituição do Imposto de Renda 2022

  • 1º lote de restituição – 31 de maio (pago)
  • 2º lote – 30 de junho (pago)
  • 3º lote – 31 de julho (pago)
  • 4º lote – 31 de agosto (pago)
  • 5º lote – 29 de setembro