Glossário IF: O que é um ativo financeiro?

O ativo financeiro é o seu investimento: um produto financeiro que você pode comprar e negociar, obtendo lucros na operação. Saiba mais no Glossário IF

Ativo financeiro: saiba o que é e qual o melhor para você | Inteligência Financeira

O Glossário IF explica um conceito base do mercado: o ativo financeiro. Você só começa a investir quando investe em um ativo, por isso precisa entender exatamente o que isso significa. O ativo financeiro (também chamado só de ativo) é pura e simplesmente o seu investimento: um produto financeiro que você pode comprar e negociar, obtendo lucros na operação.

Ativo é praticamente um sinônimo de investimento ou aplicação, significa a mesma coisa. Então, para ficar fácil de entender, você pode chamar ação, título do Tesouro Direto, CDB, todos esses de ativo. Cada tipo de investimento que você comprar é um ativo diferente. Sendo assim, quem quer se tornar um investidor precisa conhecer as características de cada um.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Ativo financeiro ajuda a construir seu patrimônio

Os títulos privados, por exemplo, são papéis emitidos por empresas privadas. Vou fazer a lista aqui pra te apresentar! Temos os CDBs, CRI, CRA, LCI, LCA, debêntures, letras financeiras, letras de câmbio e letras hipotecárias. Já os títulos públicos são emitidos pelo Tesouro Nacional, como o famoso Tesouro Direto em que o investidor se torna credor do Governo Federal.

Tem também as ações, como tinha citado lá no início, que fazem parte da classe dos ativos de renda variável. E nesse caso, existe mais imprevisibilidade, não é possível cravar quando você vai ganhar ou perder. De forma simples, podemos dizer que existem três tipos: as ações preferenciais que dão preferência no recebimento de proventos, mas quem possui não têm direito a voto nas assembleias. Já as ações ordinárias dão direito a voto, enquanto as units são formadas por preferenciais e ordinárias.

E é o seguinte: assim como sua casa só se mantém em ordem se você cuidar bem dela, o sucesso dos ativos depende da sua capacidade de gerenciá-los. A função dele é te ajudar a construir, manter ou aumentar seu patrimônio. E você escolhe aqueles que quiser, sempre respeitando o tempo e o risco que você aguenta para alcançar seu objetivo, sua meta financeira.

Saiba sobre ativos financeiros no Glossário IF!

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS