Papo de Finanças: Como proteger seu patrimônio

Em um ano volátil como 2022, temos de proteger e tomar cuidado redobrado com o nosso dinheiro. Mas como fazer isso? Nina Silva e Maju marques explicam

Nesta edição do Papo de Finanças, o assunto são as melhores formas de proteger seu patrimônio. Com a pandemia, as eleições, a gente quer criar planos, mas não tem muita perspectiva. Em um ano volátil como 2022, temos de proteger e tomar cuidado redobrado com o nosso dinheiro. Mas como fazer isso? Numa edição anterior do Papo de Finanças, falamos sobre a importância de blindar a carteira agora. E nessa toada, a renda fixa é a queridinha do momento.

Não é para menos, ela tem menos riscos, tem um monte de ativo baseado em índices como Selic e IPCA, que estão subindo. Fica realmente tentador entrar para esse universo. E o bacana é que qualquer perfil de pessoa que investe topa a renda fixa. Por reduzir os riscos, ela abraça das conservadoras as agressivas, passando pelas arrojadas.

Proteja seu patrimônio diversificando

O que os especialistas mais têm comentado é para pensar se vale a pena para os seus planos investir em títulos prefixados. Pode ser uma alternativa deixar esse tipo de ativo em banho-maria, para não acabar ganhando menos no futuro.

Pense bem quais riscos você está disposto a enfrentar e escolha a melhor opção dentro da renda fixa. Tem CDB, LCI, debêntures, Tesouro Direto, opção é o que não falta. É só ficar de olho nas variações de juros e inflação, e respeitar os prazos dos ativos.

Ao mesmo tempo, é preciso diversificar. Mas sempre respeitando os seus limites para correr riscos. Se você gosta de ações, você está vendo que a Bolsa brasileira está caindo, e pode continuar assim por um tempo. Sendo assim, uma boa saída talvez seja preferir empresas que se beneficiam com a alta dos juros, com receitas dolarizadas ou de commodities.

Quer saber mais como proteger seu patrimônio? Veja o Papo de Finanças com Nina Silva e Maju Marques!