Papo de Finanças: Como proteger seu patrimônio

Em um ano volátil como 2022, temos de proteger e tomar cuidado redobrado com o nosso dinheiro. Mas como fazer isso? Nina Silva e Maju marques explicam

Nesta edição do Papo de Finanças, o assunto são as melhores formas de proteger seu patrimônio. Com a pandemia, as eleições, a gente quer criar planos, mas não tem muita perspectiva. Em um ano volátil como 2022, temos de proteger e tomar cuidado redobrado com o nosso dinheiro. Mas como fazer isso? Numa edição anterior do Papo de Finanças, falamos sobre a importância de blindar a carteira agora. E nessa toada, a renda fixa é a queridinha do momento.

Não é para menos, ela tem menos riscos, tem um monte de ativo baseado em índices como Selic e IPCA, que estão subindo. Fica realmente tentador entrar para esse universo. E o bacana é que qualquer perfil de pessoa que investe topa a renda fixa. Por reduzir os riscos, ela abraça das conservadoras as agressivas, passando pelas arrojadas.

Proteja seu patrimônio diversificando

O que os especialistas mais têm comentado é para pensar se vale a pena para os seus planos investir em títulos prefixados. Pode ser uma alternativa deixar esse tipo de ativo em banho-maria, para não acabar ganhando menos no futuro.

Pense bem quais riscos você está disposto a enfrentar e escolha a melhor opção dentro da renda fixa. Tem CDB, LCI, debêntures, Tesouro Direto, opção é o que não falta. É só ficar de olho nas variações de juros e inflação, e respeitar os prazos dos ativos.

Ao mesmo tempo, é preciso diversificar. Mas sempre respeitando os seus limites para correr riscos. Se você gosta de ações, você está vendo que a Bolsa brasileira está caindo, e pode continuar assim por um tempo. Sendo assim, uma boa saída talvez seja preferir empresas que se beneficiam com a alta dos juros, com receitas dolarizadas ou de commodities.

Quer saber mais como proteger seu patrimônio? Veja o Papo de Finanças com Nina Silva e Maju Marques!


Você também pode gostar
Henrique Silva Publicado em 20.maio.2022 às 16h51
Dinheiro deve ser assunto logo no primeiro encontro?

Caso da jornalista que recebeu planilha de gastos do "date" tem muito a ensinar

JOTA Atualizado em 21.maio.2022 às 07h47
Análise: Como mitigar os efeitos da inflação no seu bolso?

Correção dos rendimentos pela inflação os leva à faixa superior da tabela progressiva do IR

Redação IF Publicado em 20.maio.2022 às 09h28
Rio ou São Paulo: onde o aluguel é mais barato?

Se for para investir, cuidado. Até a poupança tem rentabilidade melhor do que a locação

Gustavo Zanfer Atualizado em 21.maio.2022 às 07h43
Como montar uma carteira de longo prazo?

É difícil, mas é importante ter uma estratégia financeira para daqui a alguns anos

Listas IF Atualizado em 18.maio.2022 às 17h29 Duração 1 min.
Pense bem antes de gastar no cartão de crédito

O que você pode fazer para gastar com sabedoria (e sem afobação)? Maju Marques dá quatro dicas para cuidar do seu dinheiro

Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 16h08
Por dentro de uma reunião dos devedores anônimos

Irmandade ajuda as pessoas a se livrarem do vício das compras