O que explica o bom desempenho dos fundos multimercados desde o início de 2022?

Mesmo com o cenário de alta volatilidade e incerteza na economia global, o primeiro quadrimestre registrou o melhor início de ano para esta classe desde 2009

Quem entrou em 2022 com a esperança de que estivéssemos no início do mundo pós-pandemia, e que isso se refletisse em um ano mais calmo para a economia e os investimentos, teve suas expectativas frustradas já nos primeiros meses do ano.

O aumento da inflação no mundo, a alta das taxas de juros globais e a guerra na Ucrânia abalaram os mercados e trouxeram queda nas bolsas, principalmente nos Estados Unidos e na Europa.

O S&P 500 teve queda de 13,3% nos primeiros quatro meses do ano, enquanto o Euro Stoxx teve desvalorização de 11,5%. No Brasil, o Ibovespa teve um desempenho melhor, com valorização de 2,9% no mesmo período, mas a economia segue em cenário de incerteza, com alta da inflação e da taxa de juros.

Em um cenário tão turbulento para os investimentos, a notícia positiva foi o ótimo desempenho dos fundos multimercados de gestoras brasileiras.

O trunfo dos multimercados

O IHFA, índice da ANBIMA que reflete o desempenho dessa classe de fundos, teve alta de 7,52% no primeiro quadrimestre de 2022, equivalente a 231% da variação do CDI no mesmo período. Nos últimos 12 meses, o IHFA também está acima do CDI, com alta de 8,26% (117% da variação do CDI). Esse é o melhor início de ano do índice desde 2009.

A classe de multimercados é muito diversa, então muitos fatores explicam esse bom desempenho, mas se destacaram as exposições dos fundos nos mercados de juros e câmbio. No mercado de câmbio, se beneficiaram os gestores que acreditaram na queda do dólar frente ao real.

Na parte de juros, a experiência de muitos gestores nacionais com cenários de inflação alta foi determinante para entenderem que a inflação nos EUA demandaria aumentos de juros mais agressivos por parte do Federal Reserve, o Banco Central norte-americano.

Esse bom resultado mostra uma das grandes vantagens dos fundos multimercados: a liberdade que os gestores têm para investir em diferentes estratégias permite que obtenham bons retornos mesmo em cenários econômicos negativos.

Se o índice de multimercados já teve excelente desempenho, quando analisamos os fundos individualmente, temos destaques ainda maiores.

Para quem tem interesse em investir na classe de multimercados, vale destacar ainda mais um aspecto importante do momento atual: tivemos forte migração de recursos para a renda fixa nos últimos meses.

Isso fez com que muitos fundos multimercados que haviam fechado por atingirem um volume de recursos grande demais, reabrissem para a captação.

A combinação do bom retorno dessa classe de investimentos com a reabertura de fundos dos melhores gestores do mercado criou ótimas oportunidades para quem está buscando diversificar seus investimentos com fundos multimercados.

*Texto escrito por Christian Wolf, CFA e especialista de produtos de investimentos no Itaú. Artigo originalmente publicado no Feed de Notícias do íon Itaú. Para ler este e outros conteúdos, acesse ou baixe o app agora mesmo.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.