C Level

C Level é o nome dos cargos mais altos dentro das empresas de capital aberto e fechado. O CEO (Chief Executive Officer) é o líder mais importante e a ele estão subordinados os demais cargos de direção, como CFO, CTO e CMO.

C Level em tradução livre seria algo como “Nível C”, muito embora ninguém ouse traduzir C Level. Neste caso, “C” vem de chief (chefe, em português). São eles, os C Level, que decidem qual o caminho a companhia deve seguir, se o risco apontado deve ser tomado e como mitiga-lo, estabelecer e cumprir estratégias operacionais.

Para o investidor, seja pessoa física ou institucional, é importante acompanhar e entender como essas lideranças organizam a estratégia das empresas, porque isso vai definir o futuro da companhia.

No vídeo abaixo, vamos te explicar de forma bem simples quem é essa figura importante no mundo das empresas:

Quais são os principais C Level?

A cada temporada, novas lideranças vão surgindo. Muitas delas aparecem conforme as empresas vão mudando. São novos cargos, novos perfis de profissionais, mas todos têm foco em uma só direção: gerar resultado, respeitando a agenda ESG.

Veja abaixo, alguns exemplos de C Level:

Chief Executive Officer (CEO)

É o(a) presidente da companhia, a liderança que cumpre o papel de ser o(a) estrategista. É a pessoa que acompanha de perto o que está acontecendo dentro da empresa, conhece os meandros do setor onde ela está inserida, mantém contato com outras lideranças, identifica oportunidades rapidamente. Seu trabalho consiste em estar munido de informações que ajudem a antecipar tendências e mitigar riscos inerentes ao negócio.

Chief Financial Officer (CFO)

É o(a) diretor(a) de finanças, que lidera, por exemplo, a área de auditoria e controladoria. Ele representa o mais alto cargo das finanças de uma empresa. Também chamado de diretor financeiro, o responsável por essa função deve gerenciar toda a estratégia financeira da companhia, tendo um profundo domínio sobre economia, mercado, gestão de carteiras, contabilidade, pesquisa de investimento, análise de risco, entre outros assuntos.

Chief Technology Officer (CTO)

O(A) diretor(a) de tecnologia é o(a) responsável por administrar os sistemas de uma empresa e toda a equipe que trabalha na área. Embora exista uma confusão entre os cargos de CIO e CTO, o primeiro observa as novidades tecnológicas que podem gerar valor ao negócio. Enquanto isso, o CTO busca trazer melhorarias no produto final com as tecnologias já disponíveis, com uma visão mais técnica.

Chief Information Officer (CIO)

O(A) CIO é o(a) diretor(a) de infraestrutura tecnológica. Toda a área de TI é da responsabilidade do(a) CIO, que tem como meta principal o aumento da eficiência da empresa, para que ela seja mais competitiva. Pode não ser comum em todas as empresas, mas vem ganhando cada vez mais presença naquelas que tenham um perfil mais tecnológico.

Chief Marketing Officer (CMO)

CMO é o(a) diretor(a) de marketing, ou seja: é a pessoa que: guia o posicionamento da marca, orienta campanhas para a agência de publicidade, trabalha em conjunto com a equipe de vendas, trabalha com desenvolvimento de produtos, estudos de mercado, atendimento ao cliente, experiência do usuário, entre outros.

E lá vem o RI

O profissional de relações com os investidores, ou simplesmente RI, é considerado(a) um(a) líder importante nas companhias de capital aberto. Afinal, ele(a) é o(a) responsável por toda comunicação que a empresa precisa fazer ao mercado – e é um(a) dos primeiros a ser acionado quando estoura alguma crise. Para te explicar um pouco melhor qual é o papel do RI, Melissa Angelini bateu um papo com a Inteligência Financeira na Entrevista da Semana, que está logo abaixo:


Você também pode gostar
POR
Sophia Camargo 18 nov. 2024, 15:32
Primeira parcela do 13º salário: tire 15 dúvidas sobre o benefício

Veja como calcular o benefício, quando ele é pago e se você tem direito a receber

7 min.
POR
Daniel Fernandes 05 nov. 2024, 11:02
Oasis de volta ao Brasil em 2025: de novo vai chover em São Paulo como em Manchester

Irmãos ingleses voltam ao Brasil em 2025 para shows; Liam e Noel construíram carreiras individuais distintas

26 out. 2024, 08:00
‘O Brasil sempre foi influenciado por celebridades. Agora, é pelo influencer’, diz Gabriela Onofre, CEO da Publicis

Em entrevista ao Visão de Líder, Gabriela Onofre, CEO da Publicis no Brasil, faz um balanço de seu primeiro ano no cargo e fala da força dos influencers para a operação da gigante da publicidade no Brasil

10 min.
Clique e veja mais