- Home
- Finanças
- Glossário financeiro
- IGP-M
IGP-M
Quem mora em um imóvel alugado já conhece a cena: todo ano o proprietário avisa que vai corrigir o aluguel de acordo com o IGP–M do ano anterior e, dependendo do número, o valor da locação pode chegar nas alturas. Só deixando claro que não é uma surpresa o proprietário fazer isso. Vem especificado no contrato. O IGP-M também é usado para reajustar contas de luz. Daí a importância do indicador no nosso cotidiano.
Como é calculado?
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a responsável pelo cálculo do IGP-M. Ela faz uma pesquisa no Brasil inteiro para saber a variação dos preços e descobre os valores de vários produtos em alguns estados do país. Para você ter uma ideia, a pesquisa cobre setores que vão da indústria à construção civil, passando pela agricultura, comércio varejista e serviços profissionais prestados nas casas das pessoas. Esse acompanhamento dos preços acontece todo santo mês, começando no dia 21 e terminando no dia 20 do mês seguinte.
Três índices com pesos diferentes compõem o cálculo do IGP-M: o IPA-M (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), com peso de 60%; IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor), com peso de 30%; e INCC-M (Índice Nacional de Custo de Construção), com peso de 10% na inflação do aluguel.
IGP-M x IPCA
A inflação oficial do Brasil é medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Enquanto o IGP-M calcula todas as etapas de um produto – da fabricação à venda – o IPCA registra apenas os preços finais, mirando 90% das famílias que vivem em áreas urbanas.
Ao final de um período, o IGP-M costuma apresentar variações maiores que o IPCA. Isto porque ao medir os preços em toda a cadeia produtiva, o IGP-M é mais afetado pela alta do dólar. Quando uma empresa tem um custo maior para produzir algo mas não sobe o preço para o consumidor, não há impacto no IPCA, enquanto o IGP-M registra o custo maior para o fabricante.
Banco vê mercado monotemático: '100% focado em preocupações fiscais'
Projeções do mercado financeiro reforçam a expectativa de estouro da meta de inflação neste ano
Grupo avalia que ajuste preparado pelo governo Lula não deve resolver a questão fiscal
Confira o que esperar nesta quarta-feira e como fecharam os mercados na terça (12)
Com profissionais do Itaú Unibanco, Itaú BBA, B3 e Avenue, evento online 'Ponto de Virada', uma iniciativa do íon Itaú, debateu o cenário econômico que o investidor encontrará no ano que vem
CIO do Itaú Unibanco destaca riscos e oportunidades para o ano que vem
Banco alerta para a deterioração das expectativas de inflação
Documento descreve ainda a desancoragem das expectativas de inflação como fator de desconforto para os integrantes do comitê
Pedro Jobim avalia que aperto monetário será acelerado
Mercado Financeiro reitera cenário de estouro da meta neste ano
Pacote de corte de gastos do governo também está no foco dos investidores