Receita libera nesta quinta pagamento da restituição do 4º lote do Imposto de Renda 2023

Lote contempla 6.118.310 contribuintes, num valor total de RS 7,5 bilhões; crédito cai na conta do contribuinte no dia 31

A Receita Federal libera nesta quinta-feira (31), a partir das 10 horas, o pagamento da restituição do 4º lote do Imposto de Renda 2023. Este lote contempla 6.118.310 contribuintes, num valor total de RS 7,5 bilhões.

Como consultar a restituição?

É possível consultar se foi contemplado no 4º lote do Imposto de Renda 2023 por este link. Para isso é preciso informar o CPF, a data de nascimento e o ano da declaração. Depois, clique no captcha para provar que você não é um robô.

CONSULTE AQUI SE RECEBEU SUA RESTITUIÇÃO

Pagamento da restituição

O pagamento da restituição cai na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.

Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Caso isso aconteça, é possível reagendar o crédito pelo Portal BB, acessando o endereço: , ou pelos telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Mas se o contribuinte não resgatar a restituição dentro de um ano, terá de fazer o requerimento pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Quantos lotes de restituição ainda faltam?

calendário da restituição contempla cinco lotes. Neste ano, a Receita Federal já pagou três lotes de restituição. Acompanhe abaixo o cronograma de pagamento:

  • 31/5 – primeiro lote (já pago)
  • 30/6 – segundo lote (já pago)
  • 31/7 – terceiro lote (já pago)
  • 31/8 – quarto lote
  • 29/9 – quinto lote

Aproveite para ver se não caiu na malha fina

O contribuinte que tiver pendência na declaração não vai receber a restituição do IR enquanto não corrigir a informação problemática. Por isso, o melhor é fazer uma verificação prévia para conferir se está tudo certo e a declaração não caiu na malha fina. Veja o passo a passo nesta reportagem.

Por que a declaração cai na malha fina?

declaração cai na malha fina quando ocorre um problema durante o cruzamento de informações recebidas pelos computadores da Receita Federal. Por exemplo: se o contribuinte declarar uma coisa e a fonte pagadora, seja ela a empresa, o plano de saúde, a imobiliária, etc, declarar outra.

Como as informações não batem, o computador paralisa o processamento até que a informação seja corrigida.