E como você, investidor e investidora, deve ler todo esse cenário? Ainda há muita incerteza sobre o que deve acontecer com a inflação. Tanto que o especialista líder em investimentos do Itaú Unibanco, Victor Vietti, ressaltou nesta semana que a ata do Copom trouxe a palavra “incerto” e “incerteza” nove vezes.
Em fevereiro, ela surgiram quatro vezes no documento. “Há um gap entre a expetativa de inflação feita pelo mercado financeiro, que vai de 8% a 8,5% para 2022, enquanto o BC trabalha com 7,3%”, afirmou Victor no Manhã Inteligente. “De toda forma, nossa expectativa é de que haja mais dois aumentos nos juros brasileiros, que devem chegar a 13,75% no final do ano.”
Ao longo da semana, os especialistas em investimentos bateram na mesma tecla: se os juros vão continuar subindo, os investidores devem redobrar a atenção aos ativos atrelados a essas taxas. A dica de Italo Martinelli, especialista em investimentos do Itaú Unibanco, no Manhã Inteligente que foi ao ar na segunda-feira (9), vai nessa linha. “Estamos passando por muita volatilidade e aproveitar a subida dos juros pode ser uma boa alternativa para o investidor”, disse.
Italo apontou para os fundos de fundo, também chamados de Fofs no mercado (ou Fund of Funds), que é uma carteira de fundos com outros fundos administrados por diversas gestoras. O Itaú Seleção Multifundos Renda Fixa, por exemplo, carrega ativos geridos por Neo Investimentos, Legacy, Itaú Asset (estratégias Optimus e Legend), Novus Capital, Garde e Absolute Investimentos.
Small caps como alternativa para o cenário de baixo crescimento
Com um cenário com baixo crescimento econômico e o aumento da inflação, a Itaú Corretora revisou a Carteira Small Caps. Dos 10 papéis do portfólio, 8 foram trocados. “A carteira ficou mais balanceada”, disse Victor. Agora, o portfóllio tem GPS (GGPS3), Track&Field (TFCO4), Boa Safra (SOJA3), Hidrovias do Brasil (HBSA3), PetroRecôncavo (RECV3), 3R Petroleum (RRRP3), Banco ABC Brasil (ABCB4), BR Partners (BRBI11), Oi (OIBR3) e Randon (RAPT4).
Ler é uma das formas mais prazerosas de você entender melhor sobre um assunto. No Manhã Inteligente da quinta-feira (12), o especialista em investimentos do Itaú Unibanco, Caio Camargo, recomendou um dos livros mais bacanas para os iniciantes em investimentos. ” ‘O homem mais rico da Babilônia’ é baseado em um conceito simples: a ideia de que todas as pessoas deveriam se pagar primeiro”, afirmou Caio. Pode não ser muito fácil cumprir esse plano. Mas vale a pena tentar.