Como identificar o melhor investimento para a sua carteira?

Listamos 4 perguntas - e respostas - que você deve se fazer para investir de uma maneira mais estratégica

Entender qual é o melhor investimento para sua carteira é fundamental para você não perder tempo nem dinheiro. Essa é uma decisão que pode parecer fácil e intuitiva, mas, na prática, não é tão simples assim. Quando se trata de investir, todo cuidado é pouco. Pensando nisso, separamos 4 perguntas e respostas que vão te orientar melhor.

1. Este investimento está alinhado ao seu perfil e objetivos? 

Antes de escolher qualquer investimento é importante ter três pontos bem definidos:

  1. qual é o seu objetivo com aquele aporte,
  2. quando desejar resgatar o dinheiro,
  3. qual é seu perfil de risco.

Ativos financeiros são apenas veículos que nos ajudam a atingir nossas metas. Por isso, não existe o melhor investimento, mas sim aquele que atende o seu objetivo”, ressalta Ariane Benedito, economista especialista em mercado de capitais.  

2. Ele cabe no seu plano de vida? 

A escolha do investimento ideal envolve o que chamaremos de plano de vida. Entendendo seu perfil de risco, prazo e objetivos, fica mais fácil desenhar o plano de acordo com o momento. “O primeiro deve ser a formação da reserva de emergência. Em seguida, com mais liberdade, é o momento de definir outros planos de acordo com suas necessidades e preferências”, explica Bruno Mori, economista e sócio fundador da consultoria Sarfin. O plano pode ser a troca de carro, comprar uma casa, viajar ou acumular recursos para pagar a faculdade dos filhos. 

3. Este título é bom para a sua carteira? 

Depois de definir e planejar o futuro, é importante identificar o que você já tem na carteira de investimentos ou avaliar novas aplicações, entendendo se estão de acordo com o perfil de risco e percentual de alocação já definido. Nesta etapa, o ideal é buscar ajuda de um profissional especializado. De novo: não existe o investimento perfeito, apenas aquele que mais se encaixa com as suas necessidades.  

“É importante observar se o produto tem a liquidez que ele precisa, para não correr o risco de perdas por resgastes antecipados. É preciso analisar também se a volatilidade do ativo está de acordo com o seu perfil, para não se desesperar num momento de baixa de mercado, ou um momento de alta, encerrando antes do prazo estipulado para o seu objetivo sem ter outro ativo que posteriormente se enquadre e de continuidade ao planejamento”, destaca Ariane. 

4. O ativo te ajudará a diversificar sua carteira? 

Não colocar os ovos na mesma cesta é o maior clichê do mercado, repetido o tempo todo. Mas é também uma lição importante. A diversificação te ajuda a minimizar os erros e riscos. Portanto, o investimento ideal é aquele que te ajuda a diversificar sua exposição, balanceando sua carteira. Lembrando que tudo deve ser feito de acordo com seu perfil: conservador, moderado ou arrojado. “O importante é sempre respeitar a disposição em alocações de risco”, destaca Bruno.