Como montar uma carteira de investimentos?

Cauê Fabiano explica como montar uma estratégia que te ajuda a concretizar seus sonhos de curto, médio e longo prazo.

Existem duas gafes frequentes no mundo dos investimentos. A primeira é se privar de todos os prazeres da vida para construir um patrimônio, mas acabar sem tempo para curtir no futuro. O segundo é gastar hoje como se não houvesse amanhã. Mas o amanhã chega, e você pode não ter grana para curtir a vida do jeito que sempre quis. Para não deixar que um desses cenários vire o roteiro da sua vida, é hora de montar uma carteira de investimentos que te ajude a concretizar seus sonhos de curto, médio e longo prazo.

Não existe receita pronta ou carteira ideal para investir. Você é uma pessoa única, por isso precisa saber antes o que quer, quando quer e qual é o nível de risco que está disposto a correr. Ou seja, conhecer o seu perfil investidor. Faça o nosso teste e confira qual é o seu perfil para investimentos.

Se isso está claro, o primeiro passo está dado. Com essas informações é possível decidir com clareza se a sua praia é a renda fixa, com produtos menos arriscados e com rentabilidade menor, se é a renda variável, com riscos e possibilidades de ganhos maiores, ou um pouco dos dois. Em todas as situações, tenha em mente que diversificação é poder. Nada de concentrar todos os ovos no mesmo cesto.

Diversificar a carteira de investimentos para reduzir perdas

O conceito da diversificação é bastante simples: é fatiar seu dinheiro e colocar um tanto em cada classe de ativo e em ativos diferentes, de diferentes regiões do mundo, e até aplicar em moedas. Tudo em busca de um retorno esperado, dentro dos riscos que você suporta. Mas veja: tudo isso precisa estar de acordo com seu perfil de investidor. Investir fora do seu padrão de pensamento vai fazer com que seu investimento deixe de ser seu aliado e vire um novo problema na sua vida

Estratégias para uma boa carteira de dividendos

Uma das formas de ganhar dinheiro com ações é recebendo dividendos . Há pessoas que investem na Bolsa de Valores só para ter uma parte dos lucros das empresas – uma estratégia muito recomendada por especialistas em investimentos. Ganhar dinheiro é bom, claro, mas alguns indicadores mostram ao investidor que uma empresa nem sempre será capaz de continuar distribuindo seus lucros. O ideal é que a distribuição de dividendos seja sustentável. Conhecer os fatores que levam uma empresa a repassar os lucros é essencial para fazer esse tipo de avaliação.