Como funcionam os fundos de investimento?

Quer sair da poupança e começar a expandir seus investimentos? Saiba como funcionam os fundos de investimento

Quer sair da poupança e começar a expandir seus investimentos? Uma boa saída são os fundos de investimentos. Essa modalidade pode ajudar você a turbinar seu patrimônio.

Se você mora em prédio, sabe que todo mês os donos de cada apartamento precisam pagar uma taxa de condomínio. Esse montante somado serve para cobrir gastos e serviços que o edifício oferece. Ou seja: o dono de cada apartamento paga uma fração do valor total da dívida. Essa é a lógica dos fundos de investimentos. Só que aqui, se tudo der certo, você ganha dinheiro, não só gasta, como no caso do condomínio.

Funciona assim: os recursos de várias pessoas são aplicados juntos no mercado financeiro e de capitais. Esse montante forma o patrimônio de um fundo. Você pode comprar mais ou menos cotas do que outra pessoa, depende de quanto de dinheiro tem disponível para aplicar. Os ganhos obtidos com esse investimento são divididos entre todos. Mas na proporção que cada um pagou, claro.

Tipos de fundos de investimentos

Quantos fundos existem? Muitos e de naturezas diversas. São seis os principais para pessoas físicas. Você pode aplicar, por exemplo, em ações, multimercados, renda fixa, cambiais, previdência e imobiliários. Quem vai te ajudar a escolher o melhor fundo é um gestor contratado por você ou uma gestora financeira.

Você, sozinha ou sozinho, não consegue aplicar no fundo de investimentos. É preciso delegar essa função a um terceiro. Daí, a importância de pesquisar bem a escolha de quem guiará você nessa jornada. A vantagem é que esse profissional com conhecimento de mercado costuma diversificar sua carteira de investimentos e não concentrar em apenas um fundo. Assim, aumentam suas chances de sucesso nos lucros.

Saiba que esse é um investimento de risco, já que o mercado é flutuante e eventos externos podem afetar uma empresa. Então, pense bem se você está disposto a correr esse risco. E se isso é compatível com seu perfil de pessoa que investe.

Aprenda mais sobre fundos de investimento no Glossário IF!


Investir em quê? Encontre e compare investimentos de todo o mercado

Parceiro da Inteligência Financeira, o Investir em Quê? é sua fonte confiável para buscar onde investir com isenção, transparência e sem complicação

Você também pode gostar
Manhã Inteligente Publicado em 23.maio.2022 às 11h02
Dados da inflação, Fórum Econômico Mundial, preços dos combustíveis

Isabella Carvalho e Victor Vietti falam sobre esses e outros assuntos que podem afetar seus investimentos

Redação IF Publicado em 23.maio.2022 às 10h20
Redação IF Publicado em 23.maio.2022 às 09h29
Quais ativos estão na mira dos gestores e quais geram mais pessimismo?

Mapeamento revela as expectativas para 33 investimentos