Threads: a aposta de Zuckerberg para bater Musk já possui milhões de usuários; BDR M1TA34 sobe

Rede social Threads foi lançada na App Store da Apple e na Play Store, do Google. Segundo a Meta, plataforma estará disponível em mais de 100 países

A Meta lançou na quarta-feira (5) a rede social Threads. Isto é, um aplicativo de microblog que visa atrair usuários do Twitter, já que a inquietação dos usuários nessa plataforma aumentou desde que Elon Musk assumiu a famosa rede em outubro.

Há quem ficou de olho no BDR (Brazilian Depositary Receipt) da Meta, ou seja, no recibo de ação M1TA34. Afinal, ele tem apresentado alta de mais de 5% nos últimos cinco dias.

Veja abaixo como funciona o Threads e se já dá para traçar uma expectativa quanto às ações da Meta, que também é dona do Facebook, Instagram e WhatsApp.

Ofensiva contra o Twitter

A Meta agiu rapidamente nas últimas semanas para lançar o Threads, após notar que os usuários do Twitter começaram a se revoltar depois que Musk, no final da semana passada, impôs limites sobre quantas postagens os usuários podem ver por dia.

A nova rede social da Meta foi lançada sem publicidade, seguindo o padrão da empresa de buscar uma massa crítica de usuários engajados para então priorizar o lucro e a receita.

Embora alguns analistas tenham alertado que não está claro de imediato quanta receita adicional a empresa pode obter com o novo produto, Zuckerberg e outros executivos nas últimas semanas abraçaram com entusiasmo a possibilidade de competir diretamente com o Twitter.

Impacto na bolsa de valores

A Meta subiu quase 3% na Nasdaq, a bolsa de valores de empresas de tecnologia em Nova York, após o anúncio da Threads. A ação subiu 2,66% nos últimos cinco dias para quem investe diretamente no pregão americano. Mas hoje ela fechou em queda de 0,81%.

Na contramão, os BDRs da Meta (M1TA34) negociados na bolsa de valores brasileira seguem subindo 1,15%, a R$ 51,62. Nos últimos cinco dias, a alta foi de 5,33%.

Do Instagram para a Threads

A rede social Threads começou a permitir postagens, no início da semana, de pessoas selecionadas como o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, alguns jornalistas e celebridades.

O aplicativo usa parte da infraestrutura do Instagram e permitirá que as pessoas usem seus logins do Instagram, uma etapa que já vem ajudando a nova rede social a ganhar milhões de seguidores.

Zuckerberg disse em um post no aplicativo que obteve 2 milhões de inscrições nas primeiras duas horas após seu lançamento, na noite de quarta-feira (5). Posteriormente, o CEO da Meta postou que atingiu 10 milhões em sete horas.

“Este é um espaço em que o Twitter esteve e liderou por um tempo, mas há uma oportunidade e as pessoas estão procurando por mais opções”, disse ao The Wall Street Journal Connor Hayes, vice-presidente de produtos do Instagram.

Poucas horas depois que a Threads foi ao ar, Musk twittou: “É infinitamente preferível ser atacado por estranhos no Twitter do que se entregar à falsa felicidade de esconder a dor no Instagram”.

Fase tumultuada para o Twitter

A chegada da Threads ocorre em meio a um período tumultuado para o Twitter desde que Musk assumiu o cargo em outubro. Depois que Musk limitou quantas postagens os usuários podiam ver na semana passada, ele aumentou duas vezes o número de postagens permitidas, que era maior para os assinantes do Twitter Blue.

O empresário argumentou no Twitter que a empresa está tomando medidas para combater “níveis extremos de extração de dados” (data scraping) relacionados ao treinamento de modelos de inteligência artificial.

Como baixar o Threads

A rede social Threads está disponível aos brasileiros na App Store da Apple, bem como na Google Play Store. É possível também acessá-la diretamente do Instagram, que direcionará o usuário a baixar a plataforma no celular.

Além disso, o Threads também será acessível por meio de browsers na web, a exemplo de outras plataformas da Meta, como o Whatsapp e o Instagram.

Como usar o Threads

  1. Após baixar o aplicativo, faça o login com as mesmas informações do Instagram para começar a usar a rede social;
  2. Clique no ícone que representa uma anotação, bem no centro no menu que aparece no fim da tela do app;
  3. Escreva o texto que você deseja no campo onde está descrito “Iniciar uma thread”. Você pode anexar um vídeo, uma imagem ou um link clicando no ícone do clips logo abaixo,
  4. Caso você queira criar um fio, basta escrever o complemento da publicação no campo “adicionar à thread”.

Presença da nova rede

De acordo com a Meta, a nova plataforma marcará presença em mais de 100 países. Contudo, não estará disponível imediatamente na União Europeia. Isso porque paira uma incerteza sobre a compatibilidade dos termos de uso da rede com os novos regulamentos e protocolos europeus de tecnologia.

Sem hashtags (#)

Por enquanto, segundo a Meta, os recursos ausentes ​​são as hashtags (#) e a capacidade de pesquisar postagens específicas.

Entretanto, a empresa diz que pode adicionar esses recursos em atualizações futuras. Mas nada certo, no momento.