Melhores e piores da bolsa: Alpargatas (ALPA4) e Infracommerce (IFCM3) puxam altas; Cielo (CIEL3) e MRV (MRVE3) têm as maiores quedas

Vejas as maiores altas e baixas da bolsa nesta segunda (22)

A Alpargatas (ALPA4) liderou os ganhos na bolsa nesta segunda-feira (22) entre empresas com volume de negociações acima de R$ 1 milhão.

A dona da Havaianas foi favorecida  pelo anúncio de que um dos acionistas  controladores da Alpargatas decidiu fazer uma oferta pública voluntária para comprar 32 milhões de ações preferenciais em circulação.

O mercado interpretou que o movimento é um passo inicial para uma aquisição mais ampla do capital social por parte dos controlares.

Queda da inflação favorece Infracommerce

A Infracommerce já havia ficado entre as melhores da bolsa na última quinta-feira, diante das notícias positivos relacionadas à inflação, com a divulgação do IPCA, e voltou a ficar entre as maiores altas nesta segunda. O boletim Focus desta segunda divulgou projeção de 5,80% para a inflação ao final de 2023 contra 6,03% estimado anteriormente pelo Banco Central.

Para 2024, a projeção do IPCA cai de 4,15% para 4,13%.

Nesse cenário, de queda da inflação, empresas intensivas em capital, como as de tecnologia, se favorecem diante da perspectiva de arrefecimento da política de juros altos.

Cielo lidera perdas

As ações da Cielo (CIEL3) tiveram forte queda nesta segunda-feira, liderando as perdas na bolsa entre empresas com volume na casa dos milhões de reais ou acima disso.

O BTG divulgou um relatório com pontos importantes de uma reunião entre os executivos do banco e da companhia. Segundo a instituição financeira, mais de 50% do valor da Cielo pertence à Cateno, joint venture que atua na gestão de meios de pagamento.

Os analistas do banco afirmam que a Cateno é um negócio quase independente, o que acaba levantamento dúvidas sobre a qualidade dos resultados do restante da Cielo.

Além disso, o aperto no mercado de crédito tem causado preocupação no mercado com relação à empresa.

MRV na contramão

A construtora e incorporadora MRV (MRVE3) andou na contramão do setor, favorecido pelas notícias sobre a mudança em comitê do FGTS, que pode ajudar a promover mudanças no Minha Casa, Minha Vida.

Um comunicado do Santander indicou que o governo pretende fortalecer as faixas de menor renda, além de uma ampliação do programa para faixas mais altas.

Melhores ações* do dia

  • Alpargatas (ALPA4) +17,41%
  • Infracommerce (IFCM3) +16,98%
  • Pine (PINE4) +12,04%
  • Azul (AZUL4) +9,37%
  • Light (LIGT3) +9,32%

Piores*

  • Cielo (CIEL3) -3,71%
  • MRV (MRVE3) -3,35%
  • Braskem (BRKM5) -3,22%
  • Priner (PRNR3) -3,21%
  • Cemig (CMIG3) -2,83%  

*A lista de melhores e piores da bolsa contempla empresas que negociam ações na B3 , dentro ou fora do Ibovespa e outros índices, e que no dia tiveram volume de negociação na casa dos milhões de reais, ou acima disso.