Copom e dados de inflação no Brasil e nos EUA movimentam mercado

Decisão sobre juros sai na quarta-feira; IPCA de novembro será conhecido na sexta

Sede do Banco Central
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O principal destaque da agenda econômica esta semana é a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom, sobre a taxa Selic. O colegiado divulga o comunicado da decisão às 18h30 da quarta-feira (8). O Itaú prevê que autoridade monetária eleve os juros em 1,5 ponto percentual, para 9,25% ao ano. O banco projeta a Selic em 11,75% ao final do primeiro semestre de 2022.

No front político, o investidor deverá ficar atento às novidades relativas à PEC dos Precatórios, que prevê o adiamento de pagamento de precatórios, as dívidas judiciais da União. O texto foi aprovado no Senado com alterações e por isso precisa ser votado novamente pela Câmara, em dois turnos. A expectativa é que os deputados definam, ao menos, a data em que a PEC será votada, já que o início do recesso parlamentar se aproxima.

Esta semana tem também a divulgação pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na sexta-feira (10), dos números da inflação de novembro medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Nos Estados Unidos, os dados de inflação ao consumidor do mesmo mês serão divulgados no mesmo dia. Na última semana, o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, sinalizou que o banco central americano pode acelerar o processo de redução de estímulos diante de riscos maiores de uma inflação persistentemente alta.

A agenda reserva ainda as vendas no varejo em outubro no Brasil, após uma bateria de dados decepcionantes do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre e da produção industrial de outubro. Além disso, serão expostas as novas estimativas para Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro no terceiro trimestre.

Confira abaixo os principais eventos da semana:

Terça, 7 de dezembro

  • Brasil: IGP-DI de novembro (8h)
  • Estados Unidos: Balança comercial de outubro (10h30)
  • Zona do euro: PIB do terceiro trimestre (7h)

Quarta, 8 de dezembro

  • Brasil: Vendas no varejo de outubro (9h); decisão do Copom (18h30)

Quinta, 9 de dezembro

  • Brasil: Primeira prévia do IGP-M de dezembro (8h)
  • EUA: Pedidos de iniciais de seguro-desemprego (10h30)

Sexta, 10 de dezembro

  • Brasil: IPCA de novembro (9h)
  • EUA: Inflação ao consumidor de novembro (10h30); confiança do consumidor pela Universidade de Michigan de dezembro (12h)

Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 20.maio.2022 às 07h26
Elon Musk se reúne nesta sexta-feira com Bolsonaro e empresários

Segundo ministro das Comunicações Fábio Faria, objetivo é discutir conectividade e proteção da Amazônia com o governo brasileiro

Redação IF Atualizado em 19.maio.2022 às 17h39
Juros futuros fecham em forte queda, com expectativas de inflação no foco

Mercado vê que a inflação pode ser impactada por possível alíquota máxima de 17% do ICMS cobrado sobre energia, telecomunicações, combustíveis e energia

Redação IF Atualizado em 19.maio.2022 às 18h15
Trabalhador poderá usar até 50% do saldo do FGTS na privatização da Eletrobras

Valor mínimo do investimento é de R$ 200. Governo estabeleceu R$ 6 bilhões como teto global para uso do Fundo, o que pode reduzir percentual que cada trabalhador poderá investir