Vale a pena investir em ações do Itaú (ITUB4) agora? Veja o que os especialistas dizem

Papéis do banco tiveram uma valorização acima do Ibovespa em 2023

As ações do Itaú (ITUB4) superaram o desempenho do Ibovespa em 2023. Enquanto o principal índice de referência da bolsa de valores brasileira teve valorização de 22%, os papéis do maior banco do país avançaram 42% no acumulado em 12 meses.

Mas o que esperar do desempenho em 2024? A instituição financeira abre o novo ano figurando em algumas das principais carteiras do mercado de recomendações para investir em janeiro.

O BTG Pactual coloca ITUB4 como uma das ações preferidas dentro da estratégia de dividendos. A Toro Investimentos também ressalta “a política consistente de distribuição de proventos”.

O Banco do Brasil considera as ações do Itaú como “a opção mais equilibrada entre crescimento e rentabilidade”.

Enquanto o Safra reduziu a exposição na carteira, mas ainda vê o Itaú “como o nome de maior qualidade dentro do setor bancário”.

Recomendações de Itaú (ITUB4)

BTG Pactual

“O Itaú divulgou outro trimestre sólido no início de novembro, consolidando seu desempenho acima dos pares privados (incumbentes) no Brasil (particularmente no último ciclo de crédito).

Embora a sua maior exposição a indivíduos com renda mais elevada e empresas de grande porte, naturalmente, o Itaú conseguiu navegar em um ciclo de aumentos relevantes de inadimplência de cartões de crédito/empréstimos sem garantia.

Ao mesmo tempo em que continuou expandindo a sua carteira de empréstimos e receitas de prestação de serviço.

Isso sem afetar significativamente os seus resultados.

Na verdade, se assumíssemos um índice de capital mais normalizado, o Itaú teria entregado um ROE acima de 24%.

O que é definitivamente uma grande conquista, dado o tamanho e a forte diversificação do banco.

Assim, com o status de banco premium, valuation atraente e exposição a uma carteira mais defensiva, reiteramos nossa recomendação de Compra para ITUB4 e como uma de nossas principais teses no setor financeiro.”

Toro Investimentos

“O Itaú (ITUB4) é um dos maiores conglomerados financeiros do Brasil. Atua em diversas modalidades e possui atuação internacional em mais de 15 países.

A companhia apresenta um diversificado portfólio de serviços e produtos financeiros aos seus clientes. O Itaú também possui a maior gestora privada de recursos da América Latina.

O banco é referência na linha de financiamento imobiliário, detendo um market share de quase 20%, segmento que apresenta uma alta oportunidade de crescimento devido ao déficit habitacional no Brasil.

Ademais, a Rede, companhia do grupo focada em adquirência, se tornou o maior player do segmento em que está inserida com cerca de 24% da participação de mercado.

Atualmente, foca-se no seu processo de transformação digital, realizando investimentos em tecnologia e promovendo o encerramento de agências físicas.

Para suportar o avanço digital, o Itaú realiza investimentos importantes na linha de Inteligência Artificial.

Diante de um cenário desafiador que se desenhou ao longo dos últimos anos, o banco agiu de forma ativa na gestão de riscos da sua carteira de crédito, que soma mais de R$ 1,1 trilhão, mostrando eficiência na concessão de crédito.

Dessa forma, mesmo com o acirramento da competitividade com os bancos digitais e com as fintechs, os Analistas da Toro consideram o Itaú Unibanco como uma boa empresa para manter posição defensiva em uma carteira de investimentos no longo prazo.

Essa consideração se deve aos fundamentos apresentados, além da política consistente de distribuição de proventos.”

Banco do Brasil

“Depois de registrar mais um trimestre de resultados positivos no 3T23 (divulgados em novembro) e de acumular uma valorização de ~21% desde então, permanecemos com nossa indicação de Itaú Unibanco para a Carteira Fundamentalista de janeiro de 2024.

Essa estratégia é justificada por acreditarmos que, dentre os grandes bancos de varejo de nossa cobertura, o Itaú segue sendo a opção mais equilibrada entre crescimento e rentabilidade.

Isso graças a um mix de crédito favorável, dividido entre perfis PF, PJ, Grandes Empresas e Varejo Alta Renda.

Com a continuidade da queda dos juros esperada para 2024, vemos o Itaú bem-posicionado para continuar rentabilizando sobre uma carteira de crédito com maior apetite à medida que vemos uma inadimplência com viés de queda.”

Banco Safra

“Estamos reduzindo ligeiramente Itaú Unibanco em nossa carteira. Vemos Itaú como o nome de maior qualidade dentro do setor bancário, tendo mostrado um melhor controle dos indicadores de qualidade de crédito frente a seus pares.

Além disso, o banco está negociando a múltiplos interessantes (P/L para 2024 de ~6,7x, ainda abaixo de sua média histórica de 10 anos de ~10x).”

Ágora Investimentos

“Recentemente, elevamos a recomendação das ações do Itaú para Compra, já que os principais aspectos negativos parecem estar precificados.

Enquanto, em nossa opinião, o banco poderia continuar a apresentar forte crescimento de lucros e ROE acima da média setorial.

De fato, observamos que a maioria dos investidores espera crescimento de lucro líquido, de empréstimos e de margem financeira para o Itaú em 2024.

Amplamente alinhados com nossas estimativas, excluindo as expectativas para despesas de provisão.

Além disso, o Itaú tem um balanço forte, com um elevado índice de cobertura e base de capital.

O que poderia apoiar um crescimento mais forte dos empréstimos e/ou uma distribuição de dividendos mais elevada – o que não parece estar precificado no atual valuation de ITUB4, em nossa opinião.”