Dica do especialista: ações de empresas estrangeiras para o longo prazo

"Ter exposição na Bolsa americana diminui a correlação com a B3", diz Victor Vietti, especialista em investimentos do Itaú Unibanco
Pontos-chave:
  • O Itaú BDR nível 1 é investimento de renda variável, com foco no mercado norte-americano
  • As empresas mais valorizadas têm disciplina de execução, time forte e estratégia definida

Quem tem perfil de risco para investir ativos de renda variável deve ter atenção às ações de empresas internacionais. “Ter exposição na Bolsa americana é um jeito interessante para o investidor e a investidora terem uma carteira sem correlação com a Bolsa brasileira”, afirma o especialista em investimento do Itaú Unibanco, Victor Vietti. No Manhã Inteligente desta sexta-feira (8), Victor recomendou um fundo específico, que tem essa função: o Itaú BDR nível 1, investimento de renda variável, com foco no mercado norte-americano. “O fundo é passivo, com empresas grandes, como Apple e Microsoft, e estratégia de longo prazo”, disse Victor.

Foco no longo prazo

Longo prazo, aliás, foi um dos temas que Victor abordou no Manhã Inteligente de hoje. “As ações são investimentos de longo prazo, coisa para três, cinco anos ou mais. No curto, a renda variável é muito pautada em fluxo de noticias.”

Para ilustrar, Victor citou o economista inglês Benjamin Graham, inventor da estratégia “buy & hold”, e autor de vários livros que já se tornaram clássicos no mundo dos investimentos, como “O investidor inteligente”. “Benjamin Graham dizia que, no curto prazo, o mercado é uma máquina de votar, e ganham as ações mais queridas; no longo prazo, o mercado opera como uma balança”, afirmou Victor. Conforme os anos vão passando, as empresas mais valorizadas são aquelas que têm disciplina de execução, um time forte, estratégia bem definida. “Isso só é capturado durante os anos. Muita gente vive de day trade, mas não ganha dinheiro nem bate o Ibovespa. Ter visão de longo prazo é mais saudável”, disse Victor.

Sobre o Nosso Manhã Inteligente

Vem com a gente: o Manhã Inteligente acontece de segunda a sexta-feira, aqui no site da Inteligência Financeira e também nas nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e YouTube, sempre às 9h30.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.