ETFs pagam dividendos? Veja como receber o dinheiro extra com fundos de índices

Entenda como fundos de índice lidam com proventos

Também chamados de fundos de índice, ETFs são fundos negociados em bolsa. A sigla, aliás, vem de Exchange Traded Fund e esses fundos replicam o desempenho de índices, como o Ibovespa e a Nasdaq. Mas afinal, ETFs pagam dividendos? Quem esclarece é Victor Marques, planejador financeiro CFP pela Planejar.

Como é o mercado de ETFs no Brasil?

De acordo com o especialista, o mercado de ETF ainda é recente no Brasil. Por isso, há poucas alternativas de investimento, com um volume ainda em crescimento.

“A tendência, porém, é positiva para a criação de novas estratégias e mudanças nas características, como a distribuição dos dividendos”, diz ele.

Quais ETFs pagam dividendos?

Vamos por partes. Primeiramente vale explicar que, por uma questão estratégica, operacional e tecnológica, os ETFs, em geral, assim como a grande maioria dos fundos de investimentos, recebem os dividendos e reinvestem na estratégia dos fundos por meio da política de gestão.

Mas tem algum ETF que paga dividendos?

Sim! Já existe um ETF que paga dividendos. “A Nu Asset Management lançou o primeiro ETF brasileiro que distribui os dividendos”, afirma Victor.

Como funciona o ETF que paga proventos?

Para quem não acompanhou essa história e está procurando ETFs que pagam dividendos, o primeiro desse tipo foi lançado no dia 28 de setembro, em uma parceria entre a Nu Asset, que é a gestora do Nubank, e a B3.

O nome do ETF que paga dividendos é Nu Renda Ibov Smart Dividendos (NDIV11). Ele tem como referência o índice Bovespa Smart Dividendos B3.

Quando o BOVA11 paga dividendos?

Esta é uma pergunta frequente entre os investidores, portanto, vale esclarecer. Como nos explicou Victor, os ETFs reinvestem os dividendos que recebem na própria estratégia dos fundos.

É isso o que acontece com o BOVA11, que é um fundo de índice que acompanha o desempenho do Ibovespa. Então, o papel é um dos ETFs mais conhecidos da bolsa de valores brasileira, que começou a ser negociado em novembro de 2008, negociando ações.

Ainda que muita gente se pergunte quando o BOVA11 paga dividendos, a verdade é que ele não paga proventos aos cotistas. Em vez disso, o fundo gerido pela BlackRock que acompanha o Ibovespa utiliza os proventos para comprar mais ações.

DIVO11

Para quem não se lembra, este é o ticker do It Now IDIV Fundo de Índice, um ETF que busca replicar o IDIV (Índice Dividendos).

DIVO11 paga dividendos?

Não, o ETF não paga dividendos aos cotistas.

BBSD 11

O BB ETF S&P Dividendos Brasil Fundo de Índice (BBSD 11) é um ETF composto pelas empresas mais pagadoras de dividendos. Seu índice de referência é o S&P Dividendos Brasil.

BBSD11 paga dividendos?

Lamento dizer, mas o BBSD 11 também não faz pagamento de proventos aos cotistas.

GOVE11

O It Now IGCT Fundo de Índice (GOVE11) é um ETF que tenta refletir o do Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT).

GOVE11 paga dividendos?

Já sabe a resposta, não é? Seus proventos são reinvestidos no próprio fundo.

ECOO11

Este é um ETF que acompanha o índice ICO2 (Índice Carbono Eficiente).

ECOO11 paga dividendos?

Também não.

ETFs americanos que pagam dividendos?

Finalmente a resposta é sim! Alguns ETFs americanos pagam, sim, dividendos aos seus cotistas.

ETF de renda fixa

Por falar em ETF de renda fixa, importante saber que ele um modelo específico de tributação. Todos os detalhes estão no link. , utilizando como métrica o Prazo Médio de Repactuação da Carteira (PMRC). Com isso, é indicada alíquota a ser utilizada no ganho de capital.

ETF Bitcoin

ETF bitcoin? Existe? Ainda não, mas a aprovação sua aprovação nos Estados Unidos está sendo bastante aguardada. Acompanhe essa história no link.