Dirlene Silva: nova colunista da IF vai desmistificar as finanças para você
Economista, mestre em gestão de negócios, LinkedIn Top Voice, CEO e professora. Essas são algumas das funções que a nova colunista da Inteligência Financeira, Dirlene Silva, atua no mercado de trabalho.
E sua experiência com educação financeira não é de agora. Afinal de contas, são mais de 30 anos trabalhando na área de finanças e estratégia, em cargos de gestão.
Demissões podem ser vantajosas
Ao longo de sua carreira, Dirlene tem um histórico impecável de nunca ter sido dispensada de seus empregos, até que a pandemia chegou e uma demissão mostrou que era hora de alçar novos voos.
“Quando fui demitida pela primeira vez, percebi que era hora de me tornar uma empreendedora. Aliás, também trabalho como palestrante e criei uma palestra chamada ‘Quando a Demissão é uma Bênção’ para mostrar que sair de uma empresa não é o fim”, diz ela.
Ao montar sua nova empresa, um fator foi crucial: ajudar as pessoas a administrar melhor os recursos de que dispõem. “Acredito que a educação financeira é para todos. Mas, para quem tem menos dinheiro, faz muita diferença”, afirma a colunista.
Educação financeira não deve ser um tabu
E este leque de aprendizados que a Dirlene quer passar para as pessoas, ela também usa dentro de casa.
Isso porque, a relação de Dirlene com a família é muito próxima, principalmente com a filha, que desde pequena aprendeu o valor do dinheiro. “Como minha filha sempre esteve presente na minha vida, venho ensinando a ela a importância de cuidar bem do dinheiro”, enfatiza a economista.
A empresária procura usar situações cotidianas para mostrar à filha como administrar bem seus recursos. “Quando vou ao supermercado, ou mesmo nas viagens da família, ela me vê usando cartão de crédito e dinheiro, e como qualquer criança, ela pede muito. Nesses casos, eu explico como tudo funciona e ‘negocio’ com ela “, afirma.
Planejamento financeiro se constrói agora
Estudos divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 2050, cerca de 30% da população brasileira terá mais de 60 anos. Diante desse cenário, Dirlene ressalta a importância de pensar em segurança econômica desde já.
“Devido à questão etária do nosso país, não vejo como algo sustentável manter o modelo de aposentadoria que temos hoje. Acredito que será difícil ter aposentadoria para todos”, alerta a especialista.
Por isso, é fundamental ter uma boa educação financeira com um planejamento saudável e de longo prazo para evitar sustos no futuro em relação à estabilidade financeira.
A nova coluna na IF
Dirlene tem a missão de compartilhar seu conhecimento e experiência para ajudar os leitores da Inteligência Financeira a entenderem melhor como gerenciar seus recursos de maneira saudável e inteligente.
Além disso, ela acredita que a educação financeira é um fator crucial para se alcançar a independência financeira e a realização de sonhos.
Por isso, a colunista irá abordar temas como investimentos, planejamento financeiro, dicas para economizar e como lidar com imprevistos financeiros. Tudo isso de uma forma descomplicada e acessível.
Portanto, seu objetivo é fazer com que a educação financeira seja uma pauta presente no dia a dia de todos, independentemente da idade, classe social ou nível de conhecimento sobre o assunto.
Seja muito bem-vinda, Dirlene.
E vocês, meus caros leitores e minhas caras leitoras, fiquem de olho na coluna de Dirlene para aprenderem ainda mais sobre como administrar melhor seus patrimônios.
Colaboração: Daniel Navas
Leia a seguir