Dica do especialista: debênture incentivada da Autopista Litoral Sul (PLSB1A)

Título paga IPCA mais 5,7% ao ano
Pontos-chave
  • O objetivo das debêntures é usar o mercado financeiro para ampliar as fontes privadas para grandes projetos

  • Há isenção de Imposto de Renda

Empresas citadas na reportagem:

A dica de Victor Vietti, especialista líder em investimentos do Itaú Unibanco, no Manhã Inteligente desta quinta-feira (28) é a debênture incentivada que tem como emissor a Autopista Litoral Sul (PLSB1A). O papel foi lançado em outubro de 2021 e vence em outubro de 2031, sem resgate antecipado – é bom você ficar atento a isso. O título paga IPCA mais 5,7% ao ano. “Isso significa que ele mantem o poder aquisitivo e ainda dá uma remuneração”, afirma Victor.

Por que as empresas lançam debêntures incentivadas?

O objetivo das debêntures é usar o mercado financeiro para ampliar as fontes privadas de recursos para grandes projetos, que normalmente são dependentes de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por muitos anos. Em troca do dinheiro emprestado pelos investidores, as empresas pagam os papéis pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais um prêmio, com isenção de Imposto de Renda. As debêntures incentivadas têm como meta financiar projetos de infraestrutura, como rodovias.

O que é a Autopista Litoral Sul?

A Autopista Litoral Sul é uma concessionária de rodovias. A empresa foi fundada em 2008 e faz a gestão de 358 quilômetros do Contorno Leste de Curitiba e o Contorno de Florianópolis, que liga as cidades de Curitiba e Palhoça. O controle acionário da empresa está nas mãos da Arteris.

Sobre o Nosso Manhã Inteligente

Vem com a gente: o Manhã Inteligente acontece de segunda a sexta-feira, aqui no site da Inteligência Financeira e também nas nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e YouTube, sempre às 9h30.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Leia a seguir

Leia a seguir