Clientes da corretora do Nubank relatam ‘sumiço’ de investimentos
Instituição atribui o 'bug' a uma oscilação no sistema e diz que resolveu o erro na sexta (11), mas clientes ainda relatam inconsistência em contas
Usuários da corretora NuInvest, braço de investimentos do NuBank, relatam problemas para acompanhar as aplicações feitas por meio da plataforma. Investimentos em renda fixa, renda variável e fundos imobiliários “sumiram” das contas desde sexta (11), dizem usuários nas redes sociais e no site Reclame Aqui. Em resposta aos clientes via redes sociais, a corretora atribui o “bug” a uma oscilação no sistema, o que teria impactado a “visualização de custódia”. De acordo com a corretora, o erro teria sido resolvido ainda no dia 11.
No entanto, ao contrário do que diz a NuInvest, a situação ainda não foi contornada. Usuários denunciam a continuidade do problema no Reclame Aqui, portal de reclamações contra empresas. Relatos nesta plataforma, publicados entre 13 e 15 de março, indicam a permanência do “sumiço” que afeta, em sua maioria, aplicações em Tesouro Direto e fundos imobiliários.
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Ativos sumiram das carteiras
Um dos clientes relata que só percebeu a ausência do dinheiro ao precisar acompanhar rendimentos realizados na semana anterior. Segundo o depoimento, os fundos imobiliários VGIP11, URPR11 e os papéis USMI5 e TRPL4 foram os afetados em sua carteira. “Acionei o suporte, que informou instabilidade e que já estava sendo ajustado, porém até o momento não está ajustado e os valores são altos”, detalha a reclamação. “Do valor que eu tinha investido sumiu quase a metade. Quando clico em rentabilidade, consta o valor correto até 10/03/2022. Quando clico em ‘Meus investimentos’, consta o valor reduzido”, aponta outro cliente na plataforma de denúncias.
Outro usuário, no entanto, diz que o problema acabou sendo resolvido. Em conversa com o Valor Econômico, Fernando, cliente do NuInvest desde novembro do ano passado, disse que “sumiram” aplicações em renda fixa e variável. A ausência foi percebida ainda na noite desta segunda-feira (14), momento em que, segundo ele, entrou em contato com a corretora sobre o assunto.
“Ontem (14) tentei o chat, mas estava fora do horário de atendimento. Até agora, não recebi ligação. Oito horas depois, o problema foi resolvido, o valor voltou integralmente.”
O jornal Valor Econômico questionou o Nubank sobre previsão para normalização do serviço e aguarda retorno. A CVM também foi procurada sobre o incidente, mas ainda não houve posicionamento. O g1 também procurou o Nubank, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Com reportagem do g1