Conheça 4 vantagens estratégicas dos investimentos isentos de Imposto de Renda

Além de sobrar mais grana no seu bolso, benefícios podem fazer a diferença no longo prazo

Na hora de fazer um investimento, é importante ficar de olho nas aplicações sem Imposto de Renda. Ou seja, aqueles ativos financeiros isentos, que não possuem a cobrança do IR sobre os rendimentos.

Aliás, o fato de não pagar imposto já é uma vantagem. Por isso, com a ajuda de George André Willrich Sales, professor e coordenador do mestrado profissional em controladoria e finanças da FIPECAFI, a Inteligência Financeira traz algumas razões pelas quais os investimentos sem Imposto de Renda são vistos como um benefício. Acompanhe:

Quais investimentos são isentos de IR?

Mas antes, claro, vale saber que a escolha do melhor ativo financeiro, independentemente de ter ou não a cobrança de imposto, vai depender do seu perfil e objetivos. Desse modo, então, alguns investimentos livres de Imposto de Renda são:

4 benefícios dos investimentos sem Imposto de Renda

Portanto, agora que você já tem essa lista com os produtos financeiros que não cobram IR, é hora da gente mostrar as vantagens desses ativos.

1. Rendimento líquido superior

“A isenção do Imposto de Renda significa que o investidor recebe o valor integral dos rendimentos gerados por LCI e CRI. E isso pode resultar em um rendimento líquido superior em comparação com outros investimentos de renda fixa que tem tributação”, explica Sales.

2. Atratividade para investidores de longo prazo

Pessoas que planejam manter seus ativos financeiros por um longo período podem se beneficiar significativamente com os investimentos sem Imposto de Renda. Afinal de contas, ao longo do tempo, essa isenção pode contribuir para a acumulação de mais recursos.

3. Diversificação com benefício fiscal

Os investimentos sem IR, como LCI e CRI, por exemplo, oferecem uma forma de diversificação de carteira. Especialmente para investidores que desejam exposição ao mercado imobiliário. “Então, a isenção de Imposto de Renda torna essa diversificação mais atrativa do ponto de vista fiscal”, considera o professor.

4. Consistência nos ganhos

Os investimentos sem Imposto de Renda proporcionam uma maior previsibilidade nos ganhos líquidos. Uma vez que o investidor não precisa se preocupar com a retenção de impostos sobre os rendimentos.

Analise o todo

A isenção do Imposto de Renda é importante, mas não precisa ser o único fator de decisão.

“É importante observar que, embora a isenção de IR seja uma vantagem, outros fatores também devem ser considerados na tomada de decisão de investimento, como a liquidez, o perfil de risco do investidor e objetivos financeiros. Além disso, as condições específicas dos produtos, as taxas oferecidas e as características do mercado financeiro podem variar. Então, é fundamental realizar uma análise mais aprofundada e, se necessário, contar com a orientação de um profissional financeiro”, finaliza George André Willrich Sales.