10 lições básicas para investir, segundo Gabriel Navarro

Influenciador conta o que aprendeu sobre como começar a montar uma carteira de investimentos

Falar sobre dinheiro muitas vezes pode parecer chato ou difícil, e com investimentos não é diferente. Por isso, existem lições básicas para investir. “Qualquer nova atividade gera medo. Porém, só tem medo quem não sabe e quem não tem conhecimento prévio sobre o assunto. Consequentemente, assim acontece com os investimentos”, ressaltou Gabriel Navarro, influenciador de finanças e colunista da Inteligência Financeira, em palestra no ANBIMA Summit 2023.

Em segundo lugar, Gabriel destacou a importância de saber investir em três funções básicas. Tais como: proporcionar segurança para quem investe e seus familiares, realizar sonhos e ajudar o próximo.

Desta forma, ele falou sobre os pilares e fundamentos que aprendeu ao longo dos anos. Para isso, ele dividiu os passos em dois blocos: antes de investir e depois de investir.

Confira as 10 lições básicas para investir:

O que fazer antes de investir

1. Faça um planejamento financeiro. O primeiro passo, antes de investir, é visualizar de forma clara o que entra e o que sai do seu patrimônio e renda mensal. “Identifique oportunidades de economia e livre-se das dívidas”, ressaltou Navarro.

2. Gaste menos do que você ganha. Esta é outra das lições básicas para investir. Desse modo, Navarro fez um alerta sobre a “inflação do estilo de vida”. Tudo porque, depois de ganhar um aumento no trabalho, por exemplo, você passa a gastar mais. “Você não fica rico com o dinheiro que ganha, mas sim com o dinheiro que guarda”, disse.

3. Crie metas financeiras. Dessa forma, de acordo com Navarro, você deve ter um objetivo financeiro (Quanto precisa ter?), um caminho (Como irá fazer) e um prazo (Quando precisa disso?).

4. Pague-se primeiro. Sua maior dívida, na visão de Navarro, é com o seu eu do futuro. “Assim que receber sua renda, pague um boleto que seja um percentual para si mesmo. Transfira esse valor para sua conta de investimento”. O importante é definir quanto, quando e onde irá guardar esse valor.

Ao investir

5. Crie uma reserva de emergência. Ela será uma segurança para momentos de imprevistos financeiros e um dos princípios das lições básicas para investir. “O ideal é ter entre 3 e 12 meses do seu custo de vida mensal. A decisão do quanto guardar depende do seu estilo de vida. Se é solteiro, se paga pensão, se tem uma família”, explicou Navarro.

6. Conheça suas opções de investimentos. CDB, Tesouro Direto, LCI, LCA, CRI, CRA… a lista é longa. Entender cada uma delas e qual se encaixa mais nos seus objetivos e prazos é essencial para ter sucesso investindo.

7. Diversifique. Navarro destacou quatro vantagens na estratégia: diluir riscos, aumentar as possibilidades de retorno, investir de forma descorrelacionada e ter um rebalanceamento da carteira.

8. Tenha paciência e disciplina. “Trabalhar enriquece e investir multiplica o seu dinheiro. E isso requer tempo. Investindo com paciência você pode aumentar seu patrimônio e se aposentar mais cedo”, exemplificou o influenciador.

9. Comece com quantias menores e, aos poucos, aumente os aportes. “Como temos acesso à informação muito facilmente, muitas vezes temos a sensação de estar perdendo o timing nos investimentos. Esse sentimento pode nos levar a colocar mais dinheiro do que deveríamos e acabar perdendo”.

10. Por fim, a última das lições básicas para investir é sempre buscar ajuda de um mentor. “Ter um professor ou outro profissional que te guie nessa jornada de investimentos é muito importante. Aprendendo com alguém que já esteve na mesma posição que você, te ajuda a evitar erros de iniciantes. Em resumo, não tem certo ou errado, mas aquilo que é ideal para a sua carteira”.