Fechar
O que é a Nasdaq, Bolsa americana focada em tecnologia?
Localizada em Nova York, essa Bolsa reúne as companhias mais inovadoras do mundo. Saiba mais no Glossário IF
Nasdaq é a National Association of Securities Dealers Automated Quotations. Ou seja, a bolsa que ficou famosa por negociar ações da “nova economia” de companhias de alta tecnologia, informática, telecomunicações, biotecnologia e fabricantes de softwares e startups.
Pelo seu volume de negociações, é considerada uma das maiores do mundo. Mais de três mil companhias estão listadas na Nasdaq. Sua sede fica na Time Square, em Nova York, e virou atração turística por causa do telão que mostra os nomes das empresas listadas. Todo mundo que passa na frente tira uma foto.
Graças à Nasdaq, Apple e Microsoft realizaram seu IPO e conseguiram dinheiro para desenvolver produtos inovadores, como o iPhone e o Windows. Por ser a “bolsa das empresas moderninhas”, o risco da Nasdaq é considerado maior do que de bolsas mais tradicionais, da “velha economia”, como a NYSE, que também fica em Nova York.
Em 1971, a Nasdaq foi inaugurada com um ideal futurista, em um ambiente digital para deixar as negociações mais transparentes, modernas e seguras. Ela revolucionou o mercado de capitais com um sistema de negociação eletrônico em uma época que corretores negociavam as ações aos gritos no tradicional pregão viva voz.
Apesar de ter capitalização total menor do que a NYSE – o que significa que a soma do valor das empresas listadas é menor –, o volume de negociação da Nasdaq é maior. Isso porque as maiores companhias de capital aberto do mundo, as queridinhas, são negociadas por ela.
Enquanto na NYSE são negociadas ações de empresas mais tradicionais, como Coca-Cola, Walmart e Johnson & Johnson; na Nasdaq, além da Meta, que é o Facebook, a Apple e a Microsoft, estão Amazon, Google, Netflix, Airbnb, entre outras. Por isso, o índice Nasdaq Composite é considerado o termômetro do desempenho das empresas de tecnologia.
Saiba mais sobre a Nasdaq no Glossário IF!
Leia a seguir