O que é a Nasdaq, Bolsa americana focada em tecnologia?
-
Gestora de Armínio Fraga, Gávea reduz posições de risco com ziguezague de Trump com tarifas
-
Trump, juros e dólar: o que a guerra comercial muda para seu dinheiro? Economista-chefe da Gávea responde
-
Vídeo: 'Cenário é de dólar mais fraco e juros menores no Brasil', diz estrategista de fundo de R$ 12,7 bi
Nasdaq é a National Association of Securities Dealers Automated Quotations. Ou seja, a bolsa que ficou famosa por negociar ações da “nova economia” de companhias de alta tecnologia, informática, telecomunicações, biotecnologia e fabricantes de softwares e startups.
Pelo seu volume de negociações, é considerada uma das maiores do mundo. Mais de três mil companhias estão listadas na Nasdaq. Sua sede fica na Time Square, em Nova York, e virou atração turística por causa do telão que mostra os nomes das empresas listadas. Todo mundo que passa na frente tira uma foto.
Nasdaq possibilitou produtos inovadores, como o iPhone
Graças à Nasdaq, Apple e Microsoft realizaram seu IPO e conseguiram dinheiro para desenvolver produtos inovadores, como o iPhone e o Windows. Por ser a “bolsa das empresas moderninhas”, o risco da Nasdaq é considerado maior do que de bolsas mais tradicionais, da “velha economia”, como a NYSE, que também fica em Nova York.
Em 1971, a Nasdaq foi inaugurada com um ideal futurista, em um ambiente digital para deixar as negociações mais transparentes, modernas e seguras. Ela revolucionou o mercado de capitais com um sistema de negociação eletrônico em uma época que corretores negociavam as ações aos gritos no tradicional pregão viva voz.
Capitalização é menor que da NYSE, mas volume de negociação é maior
Apesar de ter capitalização total menor do que a NYSE – o que significa que a soma do valor das empresas listadas é menor –, o volume de negociação da Nasdaq é maior. Isso porque as maiores companhias de capital aberto do mundo, as queridinhas, são negociadas por ela.
Enquanto na NYSE são negociadas ações de empresas mais tradicionais, como Coca-Cola, Walmart e Johnson & Johnson; na Nasdaq, além da Meta, que é o Facebook, a Apple e a Microsoft, estão Amazon, Google, Netflix, Airbnb, entre outras. Por isso, o índice Nasdaq Composite é considerado o termômetro do desempenho das empresas de tecnologia.
Saiba mais sobre a Nasdaq no Glossário IF!
Leia a seguir