Morning call: semana começa preguiçosa para o mercado brasileiro de renda variável; confira

Confira o que de mais importante pode acontecer no mercado de ações nesta segunda-feira

A semana começa preguiçosa, como toda segunda-feira acaba sendo, na bolsa de valores. Se é verdade que surpresas sempre podem acontecer, pelo menos no calendário econômico o mercado não tem com o que se preocupar. É essa a principal conclusão do morning call de hoje.

Assim, de importante, importante mesmo, apenas a divulgação do Boletim Focus por parte do Banco Central e o discurso de integrantes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Mas mesmo esses fatos econômicos têm influência reduzida no sobe e desce de ações da bolsa de valores.

Dessa forma, vale lembrar que a bolsa fechou a sexta-feira em ligeira queda de 0,10%, aos 128,1 mil pontos.

Já o dólar fechou em queda de 0,55%, com a moeda cotada a R$ 5,10.

Morning call: no que o investidor deve prestar atenção?

Então, como é habitual no mercado, sempre que olhar pra frente não trás muita perspectiva, mirar o retrovisor acaba sendo um comportamento esperado. Assim, a Petrobras (PETR4) pode seguir repercutindo.

A notícia mais recente, da última sexta-feira, indicava que os acionistas da estatal não poderão votar a indicação da nova CEO da companhia até 2025. Magda Chambriard será a nova presidente.

E vale ficar de olho no cenário internacional, conforme análise grafista do Itaú BBA publicada na sexta-feira passada, antes do fechamento do mercado.

“Por enquanto, o índice segue travado no curtíssimo prazo entre 130.000 e 127.000 pontos. O momento é de esperar um rompimento para buscar algum sinal do próximo passo do mercado”, comentou Fábio Perina, responsável pelo relatório.

Como fecharam as bolsas nos Estados Unidos?

As bolsas de Nova York fecharam sem direção única nesta sexta-feira (17), mas com viés mais positivo em comparação à maior parte do pregão. Os índices acionários ganharam força na última hora de negócios, o que levou o Dow Jones a fechar acima de 40 mil pontos pela primeira vez na história.

Dow Jones  encerrou o dia em alta de 0,34%, a 40.003,59 pontos; o S&P 500 subiu 0,12%, a 5.303,27 pontos; e o Nasdaq anotou leve baixa de 0,07%, a 16.685,97 pontos. Na semana, os índices acumularam ganhos de 1,24%, 1,54% e 2,11%, respectivamente.

Como fecharam as bolsas na Ásia

Os principais índices acionários da Ásia encerraram a segunda-feira (20) em alta, estendendo os ganhos da última semana, em meio a decisão do Banco Popular da China (PBoC, banco central) de manter suas taxas de juros estáveis.

A taxa prime de empréstimos (LPR, iniciais em inglês) de um ano permaneceu estável em 3,45%, enquanto a taxa de cinco anos permaneceu inalterada em 3,95%, de acordo com os dados oficiais do PBoC.

China continental

Nesse contexto, na China continental, o índice Xangai Composto subiu 0,50%, para 3.171,15 pontos.

As ações de commodities lideraram os ganhos.

A Jiangxi Copper avançou 5,9%, enquanto a Zhongjin Gold e a China Coal Energy subiram 5,6% cada. Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 0,4%, para 19.636,22 pontos.

“O clima em relação às ações chinesas permanece amplamente positivo devido ao apoio da política, taxas mais baixas e recompra de ações”, disseram os analistas do HSBC, em nota.

As ações do setor de energia lideraram os ganhos com a alta dos preços do petróleo. A PetroChina subiu 2,0% e a Cnooc subiu 1,55%.

Bolsa de Seul

Por sua vez, o índice Kospi, da bolsa de Seul, subiu 0,6%, para fechar em 2.742,14 pontos, em linha com a maioria dos pares asiáticos. O peso pesado do índice, a Samsung Electronics, ganhou 1,9% e a SK Hynix aumentou 0,1%.

Tóquio

Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 0,73%, para 39.069,68 pontos, liderado por ganhos em bancos e ações de energia, com o rendimento dos títulos do governo japonês de 10 anos atingindo o maior nível em 11 anos.

Os investidores também estão se concentrando nos acontecimentos no Oriente Médio e nos preços do petróleo bruto, depois que o presidente iraniano Ebrahim Raisi foi morto em um acidente de helicóptero no domingo.

O Mizuho Financial Group avançou 3,1% e o Sumitomo Mitsui Trust Holdings subiu 2,4%, com o rendimento do JGB de 10 anos subindo 3 pontos-base para 0,975%, o nível mais alto desde maio de 2013.

Na Índia, o índice Sensex não funcionou nesta segunda-feira por conta de feriado nacional.

Com informações do Valor Pro, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico