Feriado de 9 julho: veja como funcionará o expediente bancário nesta terça-feira

O dia, que cai na terça-feira e comemora a Revolução Constitucionalista, é feriado apenas no Estado de São Paulo

Enquanto grande parte do Brasil aguarda ansiosamente o próximo feriado em dia útil, que agora será apenas em 15 de novembro (Proclamação da República), uma sexta-feira, os paulistas estão na vantagem. Afinal de contas, o feriado de 9 julho, nesta terça-feira, é válido apenas no Estado de São Paulo.

O que se comemorado no dia 9 de julho?

A data, aliás, celebra a Revolução Constitucionalista de 1932. Nesse dia, o Partido Republicado Paulista (PRP) armou um movimento contra o governo provisório de Getúlio Vargas. A ideia, portanto, era promulgar uma nova constituição para o Brasil.

Claro que esses movimentos continuaram ao longo de um bom tempo. Mas foi no dia 9 de julho de 1932 em que tudo começou. E o mote principal dos protestos era a exigência de uma constituição democrática, além de formarem uma oposição contra o governo centralizador e autoritário de Vargas.

Quando a data de 9 de julho se tornou feriado?

Diante disso, fica visível a importância dessa data para o Brasil, claro, mas principalmente para os paulistas. Por isso, em 1997, com a aprovação da Lei Estadual 9.497, o Estado de São Paulo passou a instituir o feriado de 9 de julho dentro do seu calendário oficial de datas comemorativas.

Dia 9 de julho é feriado ou ponto facultativo?

Então, a partir desse decreto, o Estado de São Paulo passa ter o dia 9 de julho como feriado, e não ponto facultativo. Por isso, é muito importante ficar de olho nos estabelecimentos que funcionarão ou não nessa data comemorativa.

Feriado de 9 de julho e o expediente bancário

Bem, agora que você já sabe tudo o que envolve o feriado de 9 julho, vem entender como funcionarão os serviços nessa data.

E de pontapé, saiba que a B3 estará aberta normalmente. Portanto, todas as negociações que envolvem a bolsa de valores brasileira estarão funcionando nos horários de sempre. Por outro lado, as agências bancárias estarão fechadas. Por isso, se tiver algo importante para realizar nos bancos, é importante antecipá-lo para evitar atrasos ou multas.

De acordo com a assessoria da Febraban, “as compensações bancárias, incluindo a TED, também não serão efetivadas no período. Somente o Pix.”

Já a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) diz que “não haverá expediente na regional em São Paulo. Por outro lado, a sede no Rio de Janeiro e a regional de Brasília funcionam normalmente.”

Leia a seguir

Leia a seguir